A Prefeitura de Chapecó realizou, na manhã desta sexta-feira (3), um evento para celebrar a conquista do Selo Prata de Ecossistema de Inovação 2025, recebido durante o Connected Smart Cities, em São Paulo. O município foi destaque nacional ao conquistar quatro troféus no evento.
A cerimônia ocorreu no auditório da Prefeitura e reuniu representantes de instituições de ensino e pesquisa, como UFFS, Sebrae, Senai, Epagri, Udesc, Senac, IFSC, Unoesc, Unochapecó e Unopar; associações empresariais, como CEC, ACIC, Deatec, Sicom e CDL; além de startups, o ecossistema Desbravalley, a governança do ChapHub, o Pollen Parque Científico e Tecnológico, empresários e lideranças da comunidade.
Reconhecimento nacional
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Márcio da Paixão Rodrigues, destacou que a premiação reflete o trabalho coletivo entre governo, universidades, empresas e startups. O prefeito João Rodrigues também enfatizou a importância da união entre o poder público e a iniciativa privada para o crescimento sustentável de Chapecó.
“Chapecó vive um momento único e estamos colhendo os frutos de nossas ações. Investimos cerca de R$ 20 milhões em equipamentos para a Educação, implantamos a disciplina de Pensamento Computacional, reduzimos o ISS do setor de tecnologia de 4% para 2,5% e vamos baixar para 2%. Assim, atraímos investimentos e aumentamos a arrecadação sem elevar impostos”, ressaltou o prefeito.
Inovação e futuro
A gerente de Inovação, Alana Patrícia da Silva, lembrou da construção do Centro de Referência e Inclusão para o Envelhecimento (CRIE), que contará com inclusão digital e ações voltadas à saúde. Já Jonny Scopel convidou a comunidade a conhecer o Parque Desbravalley durante a Efapi do Brasil, que acontece de 10 a 19 de outubro.
O Sebrae foi representado por Renê Luiz Anziliero, enquanto a diretora de Cidades Inteligentes, Kátia Bertol, destacou que Chapecó também recebeu o Selo Prata de Cidades Inteligentes e ficou em primeiro lugar no Sul na categoria Experiência do Cidadão.