Estudantes dos Centros Tecnológicos de Inovação, Educação e Esporte Casildo João Maldaner, no bairro Efapi, e Carlos Alberto Lima da Silva – Betinho, no bairro Esplanada, celebraram a conclusão de cursos no projeto Mentes Digitais. A iniciativa é da Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o SESI/SENAI, e beneficiou 150 estudantes.
O projeto tem como objetivo estimular a inovação e o empreendedorismo na comunidade, oferecendo trilhas formativas em informática básica e intermediária, programação e oficinas de robótica para crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino, realizadas no contraturno escolar. A proposta busca preparar a nova geração para um mercado de trabalho cada vez mais digital e tecnológico.
As atividades ocorreram de abril a dezembro de 2025. Os estudantes de 9 a 11 anos foram atendidos pelo Serviço Social da Indústria (SESI), na modalidade de Educação Continuada, com oficinas Maker. Já os adolescentes de 12 a 16 anos participaram de Cursos de Informática oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
A Secretária de Educação, Astrit Tozzo, reforçou a importância da parceria para o desenvolvimento de projetos relacionados à tecnologia. “Através da parceria com o SESI/SENAI conseguimos oportunizar aos estudantes dos centros multiusos um contato mais próximo com as tecnologias e a inovação digital, preparando-os para os novos desafios e oportunidades de uma sociedade tecnológica”, afirmou.



Divulgação/PMC






