Cerca de 700 cães e gatos foram vacinados pela equipe do Núcleo de Apoio aos Pequenos Animais (NAPA), na quarta-feira, na AABB. A ação, que envolveu também a Secretaria de Saúde, tinha por objetivo imunizar os animais contra a raiva, devido ao caso de um morcego contaminado com o vírus, encontrado numa área nos fundos do clube, no bairro Maria Goretti.
A partir do local onde o morcego foi encontrado, destacamos a importância da vacinação de bloqueio. Por isso, os agentes de saúde visitaram os moradores próximos à AABB, dentro desse raio de 300 metros, para trouxessem seus pets. Superamos as expectativas. As pessoas compareceram, demonstrando preocupação, e estamos satisfeitos com os resultados disse a médica veterinária e coordenadora do NAPA, Liandra Dall Orsoletta.
A vacinação foi gratuita e somente para os animais da área abrangida. Mas é recomendado aos tutores dos pets de todo o município que mantenham a vacinação em dia. O gerente da Vigilância em Saúde, Rodrigo Momoli, informou que a dose de reforço será no dia 5 de janeiro, no mesmo local.
Este foi o segundo caso no ano de raiva em morcego na cidade, entre 15 morcegos em que foi realizada coleta de material.
O secretário de Saúde, Jader Danielli, destacou que tão logo foi confirmado o caso de raiva já foi lançado um alerta e traçada uma estratégia de ação, para proteger a população e também seus animais de estimação.