quarta-feira, 4 fevereiro, 2026

Simulador de aposentadoria do INSS é reativado após atualização tecnológica

Compartilhe essa notícia:

O simulador de aposentadoria do INSS está novamente disponível a partir desta quarta-feira (4). O serviço, mantido pelo Ministério da Previdência, INSS e Dataprev, passou por uma migração para uma infraestrutura mais moderna, buscando maior estabilidade e segurança.

A ferramenta gratuita permite que qualquer cidadão estime o tempo que falta para se aposentar, considerando idade, tempo de contribuição e as regras previdenciárias em vigor.

Como usar o simulador de aposentadoria

Para acessar o simulador, é necessário entrar no site oficial do INSS ou no aplicativo Meu INSS e fazer login com a conta Gov.br (CPF e senha).

No menu principal, procure pela opção “simular aposentadoria”. O sistema cruzará automaticamente os dados do seu extrato de contribuições com as regras atuais.

Funcionalidades e alertas importantes

O simulador é interativo: se quiser testar diferentes cenários, como alterar a idade ou tempo de contribuição, basta clicar no ícone de lápis ao lado da informação e depois em ‘Recalcular’.

É fundamental entender que o resultado gerado é uma estimativa para consulta. O INSS alerta que a simulação não garante direito à aposentadoria, que depende da análise formal de um requerimento futuro.

Simulador já considera as novas regras de 2026

A ferramenta foi atualizada e já reflete as novas regras de transição estabelecidas pela reforma da Previdência, que estão vigentes este ano. Isso inclui as mudanças relativas à idade mínima para homens e mulheres e ao sistema de pontos.

Com base nos dados inseridos, o resultado informará as opções disponíveis (por idade ou por tempo de contribuição) e apresentará um cálculo estimado da renda mensal inicial do benefício.

Serviço foi suspenso para manutenção

O simulador havia sido temporariamente suspenso no fim de semana para a realização da manutenção e da migração tecnológica. A reativação ocorre em um momento de alta procura por informações previdenciárias.

LEIA TAMBÉM  Governo aprova novo plano nacional para a erradicação do trabalho escravo

Para dúvidas mais específicas sobre sua situação, a recomendação é agendar uma perícia ou atendimento diretamente pelos canais do INSS.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Meteorologia preve fim de semana de calor com chuvas isoladas em Chapecó

Chapecó terá uma semana de calor e tempo instável entre esta sábado (31) e...

Bombeiros Controlam Incêndio em Lavoura de Milho em Serra Alta

Ação rápida salvou 2,5 hectares da plantação. Incêndios em lavouras são frequentes nesta época

Criciúma e Chapecoense abrem quartas de final do Catarinense

Verdão embalado por duas vitórias, busca saldo positivo para fase do estadual

UFFS abre inscrições para Seletivo Simplificado com vagas excedentes; veja prazos

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) está com inscrições abertas para o Seletivo...