terça-feira, 14 outubro, 2025

Polícia Civil de SP prende seis pessoas em operação contra falsificação de bebidas

Compartilhe essa notícia:

A Polícia Civil de São Paulo prendeu na manhã desta terça-feira (14) seis pessoas envolvidas em uma rede criminosa que adulterava e falsificava bebidas alcoólicas em diversas cidades do estado. Um dos suspeitos também foi detido por porte ilegal de armas.

A ação, chamada Operação Poison Source (Fonte do Veneno), cumpriu 20 mandados de busca e apreensão na capital paulista e nos municípios de Santo André, Poá, São José dos Campos, Santos, Guarujá, Presidente Prudente e Araraquara.

Investigação e flagrante inicial

De acordo com a delegada Leslie Caran Petrus, coordenadora da operação, as investigações tiveram início há cerca de dez dias, após a prisão de um dos maiores fornecedores de insumos e bebidas falsificadas do Brasil. “Ele vendia garrafas com rótulos, tampinhas intactas e lacres, praticamente impossível de identificar a falsificação. Depois, descobrimos quem adquiriu esses produtos e estamos indo atrás deles hoje”, explicou.

A delegada reforçou que os presos atuavam de forma associada, conscientes da ilegalidade da atividade. “Todos têm plena consciência de que falsificam a bebida e vendem por um valor bem abaixo do custo. Em alguns casos, eles adquiriram garrafas, selos e lacres falsificados e envasavam com bebidas de menor qualidade”, disse.

Distribuição e fiscalização

Segundo a delegada, foram encontrados registros de pagamentos, conversas e envios de insumos, além de indícios de que a distribuição das bebidas adulteradas se estendia a outros seis estados. O delegado-geral Arthur Dian afirmou que, dos 20 locais vistoriados, 13 continham bebidas supostamente adulteradas. Testes preliminares já foram realizados em alguns locais, enquanto os demais ainda passarão por análise.

“Essa é mais uma operação dentro das várias que já realizamos. Foram mais de 12 estabelecimentos interditados e mais de 30 pessoas presas em casos anteriores de intoxicação por metanol”, destacou Dian.

LEIA TAMBÉM  Haddad defende tributação sobre bancos, aplicações financeiras e apostas esportivas

Coordenação da operação

A Operação Poison Source integra as ações do Gabinete de Crise do Governo de São Paulo contra casos de intoxicação por metanol. A ação é coordenada pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), com atuação da 1ª Delegacia de Investigações sobre Furtos e Roubos de Veículos da Divecar e apoio da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe).

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Prospecção de vendas e inovações em máquinas agrícolas movimentam a Efapi do Brasil

Quinze empresas do setor estão expondo na feira, que segue até o dia 19 de outubro

Polícia Civil marca presença na EFAPI 2025 com ações e exposição de veículo apreendido

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da 12ª Delegacia Regional de Chapecó,...

Polícia Militar apreende quase seis quilos de maconha em Chapecó

Na noite de domingo (12), por volta das 19h57, a Polícia Militar de Santa...

Ministério da Saúde envia segunda remessa de antídoto contra intoxicação por metanol a nove estados

O Ministério da Saúde iniciou nesta terça-feira (7) o envio da segunda remessa de...