quarta-feira, 3 dezembro, 2025

Pico da dengue deve ocorrer até maio

Compartilhe essa notícia:

Frear alta de casos é desafio: ‘Devemos evitar mortes’, alerta consultor da OMS

O Brasil pode chegar a 4,2 milhões de casos de dengue em 2024, segundo estimativas do Ministério da Saúde, quase o triplo do que foi registrado ano passado, cerca de 1,6 milhão. Especialistas ouvidos pelos g1 concordam que 2024 deve ter recordes históricos de casos e de mortes.

Para Kleber Luz, infectologista da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e consultor da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a elaboração de diretrizes estratégicas para prevenção e controle das arboviroses, será muito difícil reverter a explosão de casos no país.

“Isso vai acontecer, é pouco provável que o governo consiga conter [a alta nos casos]. Mas é preciso mitigar o problema. Capacitar médicos, enfermeiros, equipes de saúde para tratar a dengue de forma adequada, disponibilizar insumos, como soro, para que as pessoas sejam tratadas. O que devemos fazer é evitar as mortes”, alerta o consultor da OMS.

LEIA MAIS

Municípios terão mais prazo para elaborar planos de mobilidade urbana

Até 22 de fevereiro, o Brasil contava com mais de 740 mil casos prováveis de dengue, um aumento de quase 350% em relação ao mesmo período ano passado.

São 151 mortes confirmadas por dengue e 501 sob investigação. Nos dois últimos anos, além da explosão de casos, o país também registrou recorde de mortes. Foram 1.053 óbitos em 2022 e 1.094 em 2023 – em toda a série histórica (2000-2023), o Brasil nunca tinha ultrapassado a marca de mil óbitos.

Segundo o Centro de Operações de Emergências do governo federal, cinco estados (AC, GO, MG, ES e RJ) e o DF declararam emergência em saúde pública por causa da dengue.

LEIA TAMBÉM  Governo prorroga prazo para contestação de descontos indevidos no INSS até 14 de fevereiro de 2026

“A curva está tendo uma inclinação muito positiva desde o início do ano, e isso é ruim. O gráfico deveria subir mais lentamente, e não é isso que estamos vendo. A expectativa é que a gente bata todos os recordes de dengue em 2024, já que a largada começou com alta velocidade” — Kleber Luz, infectologista e consultor da OMS.

Mas quando deve ocorrer o “pico” da dengue?

Segundo o infectologista Alexandre Naime, coordenador científico da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), essa é a pergunta do milhão.

“Só dá para adivinhar o pico quem tiver a bola de cristal. Depende muito das condições climáticas. Se tivermos temperaturas muito altas, muita chuva, o pico pode ser entre abril e maio. Se ocorrer o contrário e a temperatura cair, pode ser em março e abril”.

Fonte: G1

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Polícia Civil apreende maconha e prende dois homens no Oeste

Uma ação estratégica da Polícia Civil de Santa Catarina resultou na apreensão de aproximadamente...

Ministério das Mulheres lança guia prático para ampliar acesso ao Ligue 180

O Ministério das Mulheres acaba de lançar o "Guia Prático – Ligue 180", uma...

Adolescente é apreendido pela PM com drogas e arsenal de armas em Chapecó

Um adolescente de apenas 13 anos foi apreendido pela polícia com um arsenal de...

FGTS poderá ser usado em imóveis de até R$ 2,25 mi

O Conselho Curador do FGTS aprovou nesta quarta-feira (26) uma mudança significativa: o fundo...