domingo, 16 novembro, 2025

Carro é o principal meio de transporte dos brasileiros para o trabalho, aponta Censo 2022

Compartilhe essa notícia:

O automóvel é o meio de transporte mais utilizado pelos brasileiros para ir ao trabalho, segundo dados do Censo Demográfico 2022 divulgados nesta quinta-feira (09) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o levantamento, 32% das pessoas que se deslocam pelo menos três vezes por semana até o local de trabalho usam o carro, superando os 21,4% que utilizam o ônibus. Em seguida, estão os que vão a pé (17,8%).

Para o analista do IBGE, Mauro Sergio Pinheiro de Sousa, os números revelam os reflexos de um modelo histórico de mobilidade urbana. “O Censo mostra os gargalos e as dificuldades do Brasil, com um histórico que privilegiou o automóvel em detrimento de outros meios de transporte, e evidencia carências do transporte público, especialmente nas grandes cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Brasília”, avaliou.

Tempo médio de deslocamento no Brasil

Essas deficiências se refletem no tempo de deslocamento diário dos trabalhadores. Em média, 57% dos brasileiros levam entre 6 minutos e meia hora para chegar ao trabalho — cerca de 40 milhões de pessoas. No Sudeste, esse percentual é de 53%, e nas maiores cidades do país, como São Paulo e Rio de Janeiro, cai para 36%.

Na outra ponta, 12,6% dos trabalhadores levam mais de uma hora para completar o trajeto. O percentual sobe para 27,9% em São Paulo e 29,8% no Rio de Janeiro. A Região Metropolitana do Rio lidera o ranking de longos deslocamentos, com 11 municípios entre os 20 do país com maior proporção de trabalhadores que gastam mais de duas horas no trajeto. Em Queimados, recordista nacional, 12,5% dos trabalhadores levam pelo menos duas horas para chegar ao trabalho — muito acima da média nacional de 1,8%.

LEIA TAMBÉM  Música regional gaúcha perde João Chagas Leite aos 80 anos

Desigualdades sociais refletem no tempo de trajeto

O Censo também revelou que desigualdades raciais e sociais estão diretamente relacionadas ao tempo de deslocamento. Enquanto 16,4% das pessoas negras e 12,2% das indígenas levam pelo menos uma hora para chegar ao trabalho, entre as pessoas brancas o índice é de 10,4%. Além disso, rendas domiciliares mais altas estão associadas a tempos menores de trajeto.

A diferença também é visível nos meios de transporte utilizados. Entre as pessoas brancas, 42,9% vão de automóvel, mais que o dobro da proporção entre pessoas pretas, que preferem o ônibus (29%). O uso do carro cresce conforme o nível de escolaridade: 57,8% dos trabalhadores com ensino superior completo usam automóvel, enquanto entre os que têm ensino médio o índice cai para 28,6%. Já entre os que têm apenas o ensino fundamental, o principal meio é a pé (25,6%).

Ônibus e trem concentram trajetos mais longos

O IBGE também cruzou informações entre tempo de deslocamento e meio de transporte. O estudo mostra que 70% dos usuários de ônibus levam pelo menos 30 minutos no trajeto, enquanto 52,2% dos que utilizam trem ou metrô demoram mais de 1 hora para chegar ao trabalho.

Maioria dos brasileiros trabalha no mesmo município

Outro dado revelado pelo Censo é que, em 2022, 88,4% dos brasileiros trabalhavam no mesmo município de residência — sendo 71,4% em outro local dentro da cidade e 16,9% em casa ou na própria propriedade. Por outro lado, 10,7% precisavam se deslocar para outro município, e 7,9 milhões faziam esse percurso pelo menos três vezes por semana.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Estudo mostra indícios que podem levar ao Mal de Alzheimer

Estudo de universidade gaúcha foi publicado em revista revista internacional apresenta novidade no estudo da doença

Perotti salva nos acréscimos

Perotti foi o autor do gol do equilíbrio aos 48 minutos do segundo tempo. Adrenalina maior fica para o último jogo, no próximo sábado

Anvisa determina recolhimento de suplementos de proteína e óleos sem registro

A Anvisa ordenou o recolhimento de suplementos alimentares da marca Proteus/Whey Isolate Protein Mix...

Deputada cobra transparência em plano de proteção a defensores de direitos humanos

A líder da Minoria na Câmara, Caroline De Toni (PL-SC), apresentou requerimento de informação...