quarta-feira, 30 julho, 2025

Brasil recebe 4,8 milhões de turistas internacionais nos primeiros cinco meses de 2025

Compartilhe essa notícia:

O Brasil registrou a entrada de 4,8 milhões de turistas internacionais entre janeiro e maio de 2025, o maior número da série histórica para o período. O volume representa um crescimento de 49,7% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o país recebeu 3,2 milhões de visitantes. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (12) pelo Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal.

O mês de maio também bateu recorde, com 461.341 turistas estrangeiros — alta de 37,4% em comparação com maio de 2024, que registrou cerca de 335 mil chegadas.

“Estamos colhendo os frutos de uma estratégia bem articulada e de um trabalho técnico consistente. O setor de viagens é uma das grandes engrenagens do desenvolvimento econômico e social do Brasil, e os dados mostram que estamos no caminho certo para transformar o país em um dos destinos mais competitivos do mundo”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o momento é inédito. “Em 2025, a chegada de turistas internacionais ao Brasil cresceu 50%, enquanto a previsão da ONU Turismo para o mundo varia entre 3% e 5%. Isso é reflexo da melhoria da imagem do Brasil e da política externa do presidente Lula, alinhada a valores democráticos e ao compromisso ambiental. Também é resultado de um trabalho qualificado de atração de voos internacionais e promoção dos nossos destinos no exterior”, destacou.

Freixo também celebrou a maior diversidade dos destinos procurados. “Nunca recebemos tantos turistas e com tanta variedade de destinos, o que ajuda a regionalizar o desenvolvimento e gerar empregos em mais regiões do país.”

Rio de Janeiro em alta

Entre os estados, o Rio de Janeiro se destacou com um aumento de 52,3% nas chegadas internacionais entre janeiro e maio de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram mais de 1 milhão de turistas estrangeiros no período, frente aos 677 mil registrados em 2024. Em maio, o estado recebeu 130 mil visitantes, alta de 55,2% em relação ao mesmo mês do ano passado.

LEIA TAMBÉM  Produção de motocicletas passa de 1 milhão em 2025, diz Abraciclo

O crescimento é atribuído, entre outros fatores, à realização de grandes eventos, como o show de Lady Gaga em 2025 e a apresentação histórica de Madonna em 2024. “O Rio é conhecido mundialmente como a principal porta de entrada do turismo internacional no Brasil. O crescimento reflete o esforço para promover o destino lá fora e atrair cada vez mais visitantes, movimentando a economia local”, ressaltou Freixo.

Meta próxima de ser superada

O número de visitantes internacionais no acumulado do ano já representa 70% da meta anual do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que prevê a chegada de 6,9 milhões de turistas até dezembro. A expectativa é de que o país ultrapasse essa marca e alcance 8 milhões de turistas ainda em 2025.

Principais países emissores

Os cinco principais países emissores de turistas para o Brasil somaram 3,5 milhões de visitantes nos primeiros cinco meses do ano. A Argentina segue liderando, com 2,2 milhões de turistas — crescimento de 96,8% em relação ao ano anterior. Em seguida estão:

  • Chile: 387.611 visitantes (+31,6%)
  • Estados Unidos: 352.971 (+18,4%)
  • Paraguai: 285.122 (+17,1%)
  • Uruguai: 277.858 (+31,7%)

Os dados completos estão disponíveis no Portal de Dados da Embratur.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Haddad diz que pode haver conversa entre Lula e Trump sobre tarifas

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (29), em Brasília, que há...

Vítima relata dor no tórax após colisão entre carros em Chapecó

Acidente ocorreu na avenida Leopoldo Sander, no bairro Cristo Rei Uma colisão entre carros em...

Exposição valoriza História da Fundeste/Unochapecó

Valorizar e apresentar a história de 55 anos da Fundeste/Unochapecó, destacando passado e presente...

Incêndio destrói residência no bairro Cristo Rei

Ocorrência mobilizou três viaturas e dez bombeiros durante a madrugada Um incêndio de grandes proporções...