sábado, 3 janeiro, 2026

Nova Aduana de Dionísio Cerqueira será inaugurada nesta quinta, 07

Compartilhe essa notícia:

A nova aduana de Dionísio Cerqueira, que será inaugurada nesta quinta-feira (7), deverá mudar a economia do município e região. O porto seco passa a operar com instalações modernas e deve ter grande incremento no movimento de cargas com transporte terrestre e origem no Mercosul.

A inovação é resultante da Lei 17.792, de 2019, de autoria do deputado Mauro De Nadal (MDB). A legislação prevê que vantagens tributárias para empresas importadoras sejam válidas desde que os desembaraços fronteiriços ocorram em aduanas localizadas em Santa Catarina. A única exceção é para produtos vindos do Uruguai.

Até então, a maioria das importações catarinenses entrava via Rio Grande do Sul ou Paraná, gerando receitas para os estados vizinhos. Com a mudança, Dionísio Cerqueira deve ampliar o desembaraço de caminhões, de 80 para 500 por dia em cinco anos, com incremento de movimento de cargas para até R$ 5 bilhões no mesmo período.

“A geração de empregos nos setores de comércio e serviços terá forte incremento. Hospedagem, restaurantes, postos de combustíveis e despachos aduaneiros são setores diretamente beneficiados”, diz De Nadal.

A empresa administradora do porto seco, Multilog, já investiu R$ 60 milhões nessa primeira etapa de modernização da aduana. O governador Jorginho Mello (PL) participa da inauguração juntamente com o presidente da Assembleia Legislativa Mauro De Nadal e o prefeito de Dionísio Cerqueira, Thiago Gnoatto (MDB).

“É a ação mais importante para a história recente do município. Com grande impacto transformador, não só para Dionísio Cerqueira como para a região Oeste”, avalia o prefeito Thiago Gnoatto.

Foto Alesc e Associação Empresarial da Fronteira

LEIA TAMBÉM  Comércio tem maior alta em sete meses, com vendas crescendo 0,5% em outubro

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Queima de fogos pode desencadear crise sensorial em autistas

Apesar de lei impeditiva, prática ainda é comum em todo o Brasil. Chapecó tem lei específica

Acidente com dois veículos envolve oito pessoas em Xanxerê

Duas pessoas foram levadas ao Hospital Regional São Paulo

Temporais marcam a última semana de 2025 em Santa Catarina, alerta Defesa Civil

A última semana de 2025 começa com instabilidade climática em Santa Catarina, segundo alerta...

Jovens de 15 a 19 anos podem se vacinar contra HPV até junho de 2026

Ministério da Saúde quer vacinar cerca de 7 milhões de adolescentes