Lula critica regra ambiental da UE e defende etanol brasileiro como mais limpo

Compartilhe essa notícia:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta segunda-feira (20), durante visita à Alemanha, a trajetória pioneira dos biocombustíveis brasileiros e criticou o regulamento ambiental adotado pela União Europeia (UE). As declarações foram dadas durante o Encontro Econômico Brasil-Alemanha, em Hanôver.

“Nosso etanol, de cana-de-açúcar, produz mais energia por hectare plantado, tem uma das menores pegadas de carbono do mundo e reduz emissões de até 90% em relação à gasolina”, disse, ao citar que a UE espera chegar a 50% de renováveis em sua matriz até 2050, enquanto o Brasil já cumpriu essa meta em 2025.

Lula aponta gargalos na descarbonização da Europa

Em sua fala, Lula destacou que o transporte figura atualmente como um dos principais gargalos de descarbonização da Europa. “Apesar disso, a União Europeia está revisando o seu regulamento sobre biocombustíveis. Estão na mesa propostas que ignoram práticas de sustentabilidade no uso do solo brasileiro”.

O presidente lembrou que, em janeiro, entrou em vigor um “mecanismo unilateral” de cálculo de carbono que desconsidera o baixo nível de emissões do processo produtivo brasileiro baseado em fontes renováveis.

“Quem quiser energia limpa, procure o Brasil”

“Essas iniciativas podem dificultar a oferta de energia limpa ao consumidor europeu em momento crítico. A elevação de padrões ambientais é necessária, mas não é correto adotar critérios que ignorem outras realidades e prejudiquem os produtores brasileiros”, completou.

“Estamos dispostos a deixar de ser um país em vias de desenvolvimento e queremos nos tornar um país desenvolvido. E não jogaremos fora as oportunidades da transição energética que estão colocadas para o mundo. Quem quiser produzir com energia mais barata e com energia verdadeiramente limpa, procure o Brasil”, concluiu.

LEIA TAMBÉM  Lula e Trump conversam por 1h20 sobre tarifas, crime organizado e conflitos internacionais

As críticas de Lula ao regulamento ambiental da UE refletem a insatisfação do governo brasileiro com barreiras comerciais verdes que, na visão do presidente, prejudicam produtores nacionais e não reconhecem os avanços sustentáveis do país.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Carminatti mira quinto mandato com foco em saúde, inclusão e segurança

Candidata do PT destaca projetos para Chapecó e região, como hospital universitário, nova escola...

Homem é preso por furto de carga de doces e chocolates avaliada em R$ 15 mil no bairro Cristo Rei

Suspeito de 39 anos foi localizado com jaqueta usada no crime; PM recuperou R$...

PF deflagra Operação Make Up contra desvio de emendas parlamentares; Mário Frias é alvo

Foram expedidos 49 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Rio de Janeiro,...

Teste do Olhinho passa a ser obrigatório em Santa Catarina

Exame deve ser realizado em recém-nascidos e repetido em diferentes fases da infância para...