domingo, 16 novembro, 2025

Lula avalia viagem à ONU como positiva e destaca início de diálogo com Trump

Compartilhe essa notícia:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (24) estar satisfeito com os resultados de sua participação na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Segundo ele, o ponto mais relevante foi a abertura de diálogo com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Aquilo que parecia impossível, deixou de ser impossível e aconteceu. Eu fiquei feliz quando Trump disse que pintou uma química boa entre nós”, declarou Lula em coletiva de imprensa.

O presidente disse que não vê razões para manter atritos entre os dois países e ressaltou a importância da aproximação.

“Brasil e Estados Unidos são as duas maiores democracias do continente. Temos interesses empresariais, industriais, tecnológicos, científicos e comerciais. Fiz questão de dizer ao presidente Trump que temos muito o que conversar”, afirmou.

COP30 em Belém

Lula também falou sobre a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro, em Belém (PA). Ele disse que o encontro será a “COP da verdade” e deve mostrar o nível real de compromisso global diante da crise climática.

“Vamos ter que colocar alguns cientistas para falar com os chefes de Estado. É importante que todos ouçam diretamente o que está acontecendo no mundo, para facilitar nossas decisões”, disse.

Reforma da ONU

O presidente voltou a defender mudanças profundas na estrutura da ONU, incluindo o fim do direito de veto no Conselho de Segurança.

“A fotografia de 2025 não é mais a de 1945. É preciso reformular a ONU, desde o estatuto até sua composição, para refletir o mundo atual”, argumentou.

Defesa da paz

Lula criticou ainda o aumento dos gastos militares e a escalada de conflitos pelo mundo.

“Não é normal a quantidade de guerras que temos, a maior desde a Segunda Guerra Mundial. Não é normal trilhões de dólares irem para armamentos quando precisamos de trilhões para acabar com a fome no mundo”, disse, citando os conflitos na Ucrânia, em Gaza e em outras regiões.

LEIA TAMBÉM  Missão oficial de SC à Argentina fortalece comércio e projeta 1,5 milhão de turistas

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Economia de Santa Catarina em crescimento

Os setores econômicos de Santa Catarina registraram crescimento significativamente acima da média brasileira entre...

Chapecó se torna vitrine do transporte com Fetranslog e R$ 3 bi em negócios

A Fetranslog 2025 transformou Chapecó na capital nacional do transporte esta semana. A feira,...

Homem é preso em flagrante por importunação sexual em parque de Chapecó

Um homem foi preso em flagrante pela Guarda Municipal na tarde desta segunda-feira por...

Perotti salva nos acréscimos

Perotti foi o autor do gol do equilíbrio aos 48 minutos do segundo tempo. Adrenalina maior fica para o último jogo, no próximo sábado