G20: Brasil quer criar coalizão para produção regional de vacinas

Compartilhe essa notícia:

Ministros da saúde dos países que integram o G20 se reúnem nesta semana no Rio de Janeiro. O encontro deve fechar um consenso entre as nações a ser apresentado na cúpula de líderes, que será realizada nos dias 18 e 19 de novembro, na capital fluminense.

Em entrevista à imprensa, nesta terça-feira (29), a ministra brasileira, Nísia Trindade, disse que a grande contribuição que o G20 pode dar para a saúde global será apoiar a criação de uma coalizão para a produção local e regional de vacinas e medicamentos em países e regiões que têm dificuldade de acesso a esses imunizantes.

“Isso será um fato inédito. Temos trabalhado para reduzir a desigualdade entre os países e aumentar esse acesso. Essa é a principal medida que esperamos ser aprovada. Não é possível continuarmos com a dependência que se verificou durante a pandemia de covid-19, quando muitos países demoraram muito tempo para aplicar a primeira dose da vacina”, afirmou Nísia.

A ministra da Saúde disse ainda que o Brasil também defenderá a expansão da estratégia de saúde digital, medidas de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e a criação de um instrumento para enfrentamento de novas pandemias. 

O país também quer compartilhar a experiência da plataforma Saúde com Ciência, que visa combater a desinformação em temas relativos à saúde.

LEIA TAMBÉM  Lula defende soberania na ONU e critica ingerência estrangeira em processos eleitorais

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Gordura no fígado pode avançar sem sintomas; veja os sinais de alerta

Esteatose hepática costuma ser silenciosa no início e pode ser descoberta durante exames de...

Eleições 2026: cerca de 158,7 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo

Votação ocorre das 8h às 17h, no horário de Brasília; eleitores escolherão presidente, governador,...

Urnas entram na fase final de preparação para as Eleições 2026

Equipamentos passam por geração de mídias, carga, testes e lacração antes de seguirem para...

Participação feminina cresce e cinco mulheres garantem cadeiras na Alesc

Linha fina: Representação passa de três para cinco deputadas; nova legislatura terá 35 homens...