G20: Brasil quer criar coalizão para produção regional de vacinas

Compartilhe essa notícia:

Ministros da saúde dos países que integram o G20 se reúnem nesta semana no Rio de Janeiro. O encontro deve fechar um consenso entre as nações a ser apresentado na cúpula de líderes, que será realizada nos dias 18 e 19 de novembro, na capital fluminense.

Em entrevista à imprensa, nesta terça-feira (29), a ministra brasileira, Nísia Trindade, disse que a grande contribuição que o G20 pode dar para a saúde global será apoiar a criação de uma coalizão para a produção local e regional de vacinas e medicamentos em países e regiões que têm dificuldade de acesso a esses imunizantes.

“Isso será um fato inédito. Temos trabalhado para reduzir a desigualdade entre os países e aumentar esse acesso. Essa é a principal medida que esperamos ser aprovada. Não é possível continuarmos com a dependência que se verificou durante a pandemia de covid-19, quando muitos países demoraram muito tempo para aplicar a primeira dose da vacina”, afirmou Nísia.

A ministra da Saúde disse ainda que o Brasil também defenderá a expansão da estratégia de saúde digital, medidas de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e a criação de um instrumento para enfrentamento de novas pandemias. 

O país também quer compartilhar a experiência da plataforma Saúde com Ciência, que visa combater a desinformação em temas relativos à saúde.

LEIA TAMBÉM  Dois brasileiros morrem em terremotos na Venezuela; FAB envia ajuda humanitária

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Os interessados em uma bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) já podem se inscrever no processo seletivo do segundo semestre

O procedimento deve ser feito diretamente noPortal Único de Acesso ao Ensino Superior, do...

Polícia Civil conclui inquérito de homicídio em Xaxim e indicia três homens por crime com motivação de facções

Crime ocorreu em agosto de 2025 no bairro Primavera. Dois executores estão presos e...

Exposição sobre a erva-mate chega ao supermercado Comper Sul em Chapecó com obras acessíveis

Tramas e Fios da Memória reúne 12 obras têxteis de três artesãs e está...

EUA realizam audiências sobre práticas comerciais do Brasil e avaliam possível sobretaxa de 25% sobre exportações

Investigações analisam temas como Pix, etanol, propriedade intelectual, desmatamento e combate ao trabalho forçado O...