quarta-feira, 26 novembro, 2025

Brasil e EUA devem realizar reunião em Washington para discutir tarifa extra sobre produtos brasileiros

Compartilhe essa notícia:

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, devem se reunir em breve, em Washington, para tratar da taxação adicional imposta aos produtos brasileiros exportados para o mercado norte-americano. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (9) pelo Itamaraty, após conversa telefônica entre os dois representantes.

De acordo com nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, “após diálogo muito positivo sobre a agenda bilateral, acordaram que equipes de ambos os governos manterão reunião proximamente em Washington, em data a ser definida, para dar seguimento ao tratamento das questões econômico-comerciais entre os dois países, conforme definido pelos presidentes”.

O comunicado acrescenta ainda que “o Secretário de Estado convidou o Ministro Mauro Vieira para integrar a delegação, de modo a permitir uma reunião presencial entre ambos, para tratar dos temas prioritários da relação entre o Brasil e os Estados Unidos”.

Conversas entre Lula e Trump abrem novo momento nas negociações

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente norte-americano Donald Trump conversaram por videoconferência na última segunda-feira (6). Segundo Lula, o diálogo marcou “um novo momento” nas negociações bilaterais. Os dois líderes também trocaram números de telefone pessoais para facilitar uma comunicação direta e devem se encontrar pessoalmente em breve.

Trump designou Marco Rubio como responsável por dar continuidade às tratativas com o Brasil. Já o governo brasileiro informou que as discussões sobre as tarifas terão foco em soluções econômicas e diplomáticas que reduzam o impacto da medida sobre o setor exportador.

Haddad: tarifa encarece produtos para os americanos

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o Brasil pretende apresentar argumentos técnicos e econômicos sólidos para tentar reverter o tarifaço imposto pelos Estados Unidos. Segundo o ministro, a taxação “está encarecendo a vida do povo estadunidense” e prejudicando cadeias produtivas integradas entre os dois países.

LEIA TAMBÉM  Lula diz que deve ligar para Trump novamente se negociações não avançarem

Haddad também destacou que os EUA já possuem superávit comercial em relação ao Brasil e grandes oportunidades de investimento no país, especialmente em setores ligados à transformação ecológica, como minerais críticos, energia limpa, eólica e solar.

Entenda o tarifaço imposto pelos Estados Unidos

A medida faz parte da política econômica da administração Trump, que visa aumentar tarifas sobre parceiros comerciais para recuperar a competitividade dos EUA frente à China. Em 2 de abril, a Casa Branca anunciou novas barreiras alfandegárias com base no tamanho do déficit comercial com cada país. Como os EUA possuem superávit com o Brasil, foi aplicada inicialmente uma taxa de 10%.

Contudo, em 6 de agosto, entrou em vigor uma tarifa adicional de 40% contra o Brasil. A decisão foi justificada como retaliação a medidas que, segundo Trump, prejudicariam as big techs norte-americanas e também como resposta política ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado por tentativa de golpe após as eleições de 2022.

Produtos afetados e isenções

Entre os principais produtos brasileiros atingidos pelas tarifas estão café, frutas e carnes. Em um primeiro momento, cerca de 700 itens — o equivalente a 45% das exportações brasileiras aos EUA — ficaram fora da taxação, como suco e polpa de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e aeronaves civis (incluindo motores e componentes). Posteriormente, outros produtos também foram retirados da lista de tarifação adicional.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

PF cumpre mandado de busca em Chapecó por crime contra criança e adolescentes na internet

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (25/11), a Operação Conatus, voltada ao combate de...

Bolsa Família paga parcela de novembro para beneficiários com NIS final 7

A Caixa Econômica Federal realiza, nesta terça-feira (25), o pagamento da parcela de novembro...

Natal de Chapecó atrai 15 mil pessoas na abertura com shows e decoração

Chapecó deu início oficialmente às comemorações natalinas com uma grande festa que reuniu aproximadamente...

STF mantém prisão preventiva de Jair Bolsonaro após votação unânime

A prisão preventiva de Jair Bolsonaro foi mantida após decisão unânime dos quatro ministros...