sábado, 30 maio, 2026

Brasil e EUA fecham acordo de cooperação para combater tráfico de armas e drogas

Compartilhe essa notícia:

Brasil e Estados Unidos anunciaram um acordo de cooperação mútua visando o combate ao tráfico internacional de armas e drogas. A parceria prevê, de forma constante e por meio digital, o compartilhamento de informações sobre apreensões feitas nas aduanas dos dois países, permitindo investigação célere de padrões, rotas e vínculos entre remetentes e destinatários de produtos ilícitos.

A parceria entre a Receita Federal brasileira e o U.S. Customs and Border Protection (CBP) foi detalhada nesta sexta-feira (10), após reunião de autoridades dos dois países no Ministério da Fazenda, em Brasília.

Compartilhamento de informações e rastreamento de cargas ilícitas

Segundo o ministro da Fazenda, Dario Durigan, ao facilitar o “compartilhamento qualificado de informações” entre Brasil e EUA, os dois países terão melhores condições de executar ações articuladas não apenas no destino, mas também na origem das cargas ilícitas. “Trata-se de um passo relevante que estamos dando após a conversa entre Lula e Trump, visando o combate ao crime organizado nos dois países”, disse o ministro.

Drogas, armas ou peças de armas apreendidas em contêineres de navios ou em aeroportos possibilitarão aos investigadores identificar e trocar informações sobre os métodos cada vez mais sofisticados de ocultação.

Raio-X e apreensões de peças de armamento

De acordo com o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, o uso de raio-X em contêineres tem aumentado a quantidade de apreensões de peças destinadas à montagem de armamentos. “Como é mais fácil identificarmos as armas por meio de raio-X, essas organizações criminosas têm adotado a estratégia de enviar peças”, explicou.

O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, informou que mais de 1,1 mil armas e peças de armamentos foram apreendidas nos últimos 12 meses nas aduanas brasileiras. “No primeiro trimestre de 2026, apreendemos mais de 1,5 mil toneladas de drogas vindas dos EUA”, acrescentou, majoritariamente drogas sintéticas e haxixe.

LEIA TAMBÉM  Governo brasileiro repudia classificação de facções como terroristas pelos EUA

Programa Desarma amplia rastreamento internacional

O acordo entre Brasil e EUA tem como uma das principais entregas o lançamento do Programa Desarma, sistema informatizado da Receita Federal que amplia a capacidade de rastreamento internacional de armas e materiais sensíveis. Sempre que a aduana brasileira identifica produtos de origem americana relacionados a armas, munições, peças, explosivos e outros itens sensíveis — e vice-versa —, a ferramenta registra dados como material, origem declarada, informações logísticas e números de série, permitindo o rastreamento e o mapeamento de redes ilícitas de comércio internacional de armas.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Homem é preso por roubo a restaurante no Centro de Chapecó

Resumo: A Polícia Militar prendeu um homem de 19 anos suspeito de roubar um...

Guarda Municipal salva criança de 3 anos engasgada com leite

Resumo: Na madrugada desta sexta-feira (29), a Guarda Municipal de Chapecó realizou um salvamento...

Minha Casa Minha Vida já responde por metade das vendas de imóveis no Brasil

O programa Minha Casa Minha Vida se consolidou como principal força do mercado imobiliário...

PM recupera carro furtado e prende homem após fuga perigosa em Chapecó

Resumo: A Polícia Militar recuperou um veículo Ford Del Rey com registro de furto...