A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) informa que executa esta semana em Chapecó, de segunda a sábado (16 a 21 de março), no período da tarde, detonações controladas em Chapecó de rocha para viabilizar a implantação da rede de esgotamento sanitário no bairro Vila Mantelli.
A intervenção será nas ruas Frei Silvério Weber, Padre Lídio Martinelli, Abel João Ucco e Rua B (continuação da Rua Genésio Refosco), onde ocorrerão as detonações controladas em Chapecó.
A medida será adotada após a tentativa de utilização de métodos menos invasivos para a abertura do solo. Inicialmente foi empregada a perfuração horizontal, técnica realizada com máquina perfuratriz capaz de atravessar até 180 metros sob o solo, reduzindo impactos ambientais e evitando interferências na superfície, como interrupções no trânsito ou danos ao entorno da obra.
Na sequência, também foi realizada escavação convencional, porém a grande presença de lajes de rocha no subsolo impediu o avanço dos trabalhos. Diante desse cenário, as detonações controladas em Chapecó tornaram-se a alternativa técnica necessária para dar continuidade à implantação da rede de esgoto no local.
Segurança e autorizações
A operação de detonações controladas em Chapecó será executada com todas as medidas de segurança exigidas, mediante autorização da Prefeitura de Chapecó e do Exército Brasileiro, além do acompanhamento de engenheiros, técnicos e fiscais responsáveis pela obra.
Durante as detonações, a Guarda Municipal realizará a interrupção temporária do tráfego nas proximidades das ruas, como medida preventiva para garantir a segurança da população durante as detonações controladas em Chapecó.
Vistorias cautelares
Antes do início das detonações, foram realizadas vistorias cautelares em imóveis localizados nas áreas próximas às intervenções das detonações controladas em Chapecó. O procedimento registra as condições atuais das edificações e tem como objetivo resguardar os direitos dos moradores.
O laudo é elaborado por profissional especializado e pode ser utilizado como documento legal caso seja identificado algum dano material relacionado à obra das detonações controladas em Chapecó.
Serviço
Implantação da rede de esgoto – Bairro Vila Mantelli
- Ruas: Frei Silvério Weber, Padre Lídio Martinelli, Abel João Ucco e Rua B (continuação da Rua Genésio Refosco)
- Período das detonações controladas em Chapecó: 16 a 21 de março
- Horário: Durante a tarde





