O número de veículos financiados no Brasil cresceu em janeiro, atingindo a marca de 616 mil unidades comercializadas, entre automóveis leves, motos e veículos pesados. Os dados são do levantamento da Trillia, nova linha de negócios de dados da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo.
Foi o maior volume registrado para um mês de janeiro desde 2008 e representou alta de 9,2% na comparação com o mesmo período de 2025.
Seminovos e novos impulsionam crescimento
Entre o total de veículos financiados, o destaque ficou para os seminovos, que tiveram crescimento de 8,8% no período, somando 412 mil unidades. Já os modelos novos somaram 204 mil financiamentos, valor 10,1% superior a janeiro de 2025.
Considerando-se apenas o financiamento de automóveis leves, o crescimento foi de 8,7% em janeiro, na comparação com o mesmo período do ano passado. As vendas financiadas de motos subiram 21,9%.
Veículos pesados registram queda
No entanto, houve queda em relação aos veículos pesados. Nesse caso, as vendas por financiamentos apresentaram redução de 3,2%, puxada pela queda de 25,1% dos modelos zero quilômetro, apesar do avanço de 10,9% nos veículos usados da categoria.
Preços estáveis em janeiro
Os preços dos veículos — tanto novos quanto usados — ficaram estáveis em janeiro, na comparação com dezembro de 2025. Em relação aos usados, houve uma queda média de 0,30% nos preços. Entre os veículos novos, a variação média também foi pequena, com queda de 0,30% na comparação com dezembro do ano passado.
Segundo a B3, a redução dos preços dos veículos novos perdeu força em janeiro, o que mostra um início de ano mais estável para o setor.
O desempenho positivo do financiamento de veículos reflete a confiança do consumidor e a retomada do crédito, mesmo diante de um cenário econômico ainda desafiador.






