TSE rejeita por unanimidade pedido de cassação e mantém mandato do senador Jorge Seif

Compartilhe essa notícia:

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, nesta quinta-feira (12), rejeitar o recurso que pedia a cassação do mandato do senador Jorge Seif (PL-SC). Com a decisão, o parlamentar catarinense permanece no cargo até o fim do seu mandato, em 2031.

O julgamento foi concluído na manhã de hoje, quando o plenário do TSE acompanhou integralmente o voto do relator, ministro Floriano de Azevedo Marques, que considerou não haver provas suficientes e cabais de abuso de poder econômico durante a campanha das Eleições Gerais de 2022.

Acusações analisadas pelo tribunal

A ação foi apresentada pela coligação Bora Trabalhar — formada por PSD, Patriota e União Brasil — e questionava decisão anterior do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), que já havia rejeitado o pedido de cassação.

Os partidos alegavam que Seif teria se beneficiado, durante a campanha de 2022, do uso de aeronaves e da estrutura material e de comunicação da rede de lojas Havan, de propriedade do empresário Luciano Hang, além de suposto financiamento de propaganda eleitoral por meio de terceiros. Segundo a acusação, tais práticas configurariam abuso de poder econômico com potencial para desequilibrar a disputa.

Voto do relator: “não se pode concluir por presunções”

No voto apresentado na última terça-feira (10), o ministro relator concluiu que os elementos juntados ao processo não demonstram de forma inequívoca a ocorrência de conduta irregular. “Não se pode concluir pela existência de abuso baseando-se em presunções”, afirmou Floriano de Azevedo Marques.

Durante a sessão de hoje, os demais ministros acompanharam o relator, ressaltando que, apesar da existência de indícios investigados, não foram apresentadas provas robustas que pudessem sustentar a cassação do mandato ou a imposição de inelegibilidade ao senador.

LEIA TAMBÉM  Rodrigues encerra campanha do primeiro turno em Chapecó

Repercussão e posição de Seif

Após a decisão, Jorge Seif divulgou nota em que classificou o dia como um momento de “gratidão e reflexão” e destacou que enfrentou “um processo longo e duro”. O senador afirmou que a decisão do TSE confirma a regularidade de sua eleição e que isso representa o respeito ao voto livre e soberano do povo catarinense.

Desfecho do processo na esfera eleitoral

Com a decisão unânime do TSE, a ação que podia resultar na cassação do mandato e na inelegibilidade do senador está encerrada na esfera eleitoral. A Corte reforçou que, para casos dessa natureza, é indispensável a apresentação de provas claras e conclusivas de abuso de poder econômico — critério que, segundo os magistrados, não foi atendido pelos autores da ação.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Barracão de reciclagem volta a registrar incêndio na Efapi, em Chapecó

Bombeiros combateram diversos focos de incêndio na manhã desta quarta-feira (28), após ocorrência registrada...

Lula vence Flávio Bolsonaro e conquista quarto mandato na Presidência

Petista reverte resultado do primeiro turno, supera senador do PL e garante novo mandato,...

TCE apura contrato de R$ 24,6 milhões para merenda escolar em Chapecó

Tribunal aponta indícios de falhas na contratação emergencial e cobra explicações sobre a habilitação...

Nova lei perdoa dívidas do MEI e aumenta limite de faturamento

Mudanças começam em 2027, com teto de R$ 110 mil e regras para regularização...