quinta-feira, 27 novembro, 2025

Apae Chapecó completa 55 anos

Compartilhe essa notícia:

Fazem 55 anos que a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Chapecó (Apae) promove reabilitação e inclusão de portadores de deficiência intelectual, múltipla e autismo. Neste sábado, a instituição completa cinco décadas e meia na construção de futuro com mais oportunidades e humanidade, com atendimento de 415 usuários atualmente.

Fundada em 29 de novembro de 1970, a Apae Chapecó é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos e faz parte Federação Nacional das Apaes. A iniciativa de fundação ocorreu quando famílias com filhos portadores de deficiência intelectual, em iniciativa liderada por dona Lydia Romanini Néri, sentiram a necessidade de criar uma escola especial na cidade para prestar atendimento. O primeiro conselho executivo, além dela, foi constituído por Iolanda Geller, Glorisse Graff, Adacir Meneguel, Aldino Trombeta, Rosalino Romanini, e João da Silva Néri. Para iniciar sua atuação como escola, a Apae Chapecó recebeu, em 1972, autorização concedida pelo governo do Estado de Santa Catarina.

Atualmente, a associação está localizada na Travessa Encantado, 148-E, no Bairro Palmital. Os usuários, portadores de deficiência intelectual, autismo e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, são atendidos na faixa etária do nascimento até a terceira idade. São oferecidas ações de assistência social, saúde e pedagógica, desenvolvidas por 75 colaboradores e 36 voluntários, que auxiliam nas ações e sustentabilidade da instituição.

Neste ano, a Apae deu um passo importante na ampliação das atividades. No dia 8 de abril, foi inaugurado novo prédio na sede da associação, através de projeto aprovado em 2022. A obra iniciada em setembro de 2023, totalizou 1.025 metros quadrados e possibilitou a ampliação da capacidade de atendimento de 396 usuários para aproximadamente 500.

Homenageados

Para marcar seus 55 anos, a Apae Chapecó realizou evento para homenagem a apoiadores, no dia 7 deste mês. Foram homenageados: Eva Stefanes Santin, representando os voluntários; Rose Meri Lise da Rocha, pelos professores; Celso Dal Piva, pelos presidentes; Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira, pela imprensa; Luiz Antonio Tozzo, pelas empresas doadoras; Erico Tormen, representando as empresas parceiras desde o início; Fernando Biffi, representando os novos parceiros da Apae; Valmor Júnior Scolari, representando o poder público; a família João Frandoloso, representando todos os usuários da Apae; Lydia Néri, fundadora; e Pedro Paulo Wagner, pela parceria.

 Além disso, durante a solenidade foi lançada oficialmente a rifa de uma réplica do Porsche 1955, modelo 550 Spyder, um dos modelos mais icônicos da marca alemã. Os números já estão sendo comercializados na sede da associação, pelo valor unitário de R$ 200,00, e o sorteio será no dia 7 fevereiro de 2026, através da Loteria Federal.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

STF determina fim do processo da trama golpista contra Bolsonaro, Torres e Ramagem

O Supremo Tribunal Federal (STF) decretou o encerramento do processo da trama golpista de...

Chapecó conquista título estadual no tiro e avança em esportes coletivos

Chapecó celebrou uma sexta-feira (21) de conquistas nos Jogos Abertos de Santa Catarina. O...

Shopee inaugura seu primeiro centro de distribuição de SC

O galpão, localizado em Itajaí (SC), é o 15° no país. A unidade tem...

FIESC: retirada de tarifas pelos EUA não beneficia indústria catarinense

A retirada das tarifas de 40% sobre produtos brasileiros pelos Estados Unidos não traz...