O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 começa em um mês. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará as provas em dois domingos: 9 e 16 de novembro. O exame, que é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, será realizado em 1.804 municípios brasileiros.

Datas, provas e duração do exame
O Enem 2025 terá quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação em Língua Portuguesa. Os participantes devem consultar o **Cartão de Confirmação da Inscrição** para saber o local de prova, que o Inep divulgará em breve.
- 9 de novembro (Primeiro Dia): Os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para responder às questões de Linguagens (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação), Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e, ainda, para fazer a **Redação**.
- 16 de novembro (Segundo Dia): A duração total da prova será de 5 horas. Este dia é dedicado às Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e Matemática.
Dicas para a Redação do Enem 2025
A prova de redação vale de 0 a **1.000 pontos** e é crucial para a nota final. Pensando nisso, o Inep publicou a nova edição da cartilha **”A Redação do Enem 2025 – Cartilha do Participante”**. O material traz os critérios de avaliação e amostras comentadas de redações que obtiveram notas altas no Enem 2024, servindo como importante recurso de estudo para os novos participantes.
O desempenho no Enem permite o acesso a programas federais como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, as notas são usadas por instituições públicas e privadas no Brasil e até em processos seletivos de universidades em **Portugal**.
