sábado, 11 outubro, 2025

Ministério da Saúde anuncia compra emergencial de antídotos contra intoxicação por metanol

Compartilhe essa notícia:

O Ministério da Saúde anunciou a compra emergencial de antídotos para o tratamento de vítimas de intoxicação por metanol, em casos relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Serão adquiridas 150 mil ampolas de etanol farmacêutico, além de negociações em andamento para a importação de fomepizol, medicamento específico para esse tipo de intoxicação.

O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, por meio das redes sociais. “Determinamos a compra emergencial de 150 mil ampolas de etanol farmacêutico para reforçar estados e municípios no tratamento de vítimas. A Anvisa também acionou produtores e agências internacionais para adquirir Fomepizol, outro antídoto usado em casos de intoxicação”, destacou.

Estoque estratégico e novas aquisições

Durante reunião da sala de situação do governo federal, Padilha detalhou as ações de enfrentamento. Atualmente, o SUS conta com 4,3 mil ampolas de etanol farmacêutico armazenadas em hospitais universitários federais, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Com a nova compra emergencial, o estoque será reforçado com mais 150 mil ampolas, distribuídas de acordo com a necessidade de estados e municípios.

Busca internacional por fomepizol

A Anvisa lançou uma chamada pública para identificar fornecedores internacionais de fomepizol, medicamento que atualmente não está disponível no Brasil. A iniciativa conta com o apoio das dez maiores agências reguladoras do mundo, que deverão indicar laboratórios capazes de fornecer o produto. Além disso, o governo oficializou um pedido à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para a doação imediata de 100 tratamentos.

O ministério também informou a intenção de adquirir 1 mil unidades adicionais por meio do Fundo Estratégico da Opas, ampliando a capacidade de resposta do país.

Medidas preventivas

Segundo Padilha, as medidas são preventivas, diante do aumento recente de notificações. “Nos últimos anos, não ultrapassamos 20 casos por ano, mas temos observado um registro maior no estado de São Paulo. Essas são medidas de precaução do Ministério da Saúde”, afirmou.

LEIA TAMBÉM  STF dá prazo de 10 dias para Câmara se manifestar sobre PEC que restringe investigações contra parlamentares

Casos suspeitos no Brasil

Até a tarde de quinta-feira (2), o Brasil havia registrado 48 casos suspeitos de intoxicação por metanol. Desses, 11 foram confirmados laboratorialmente pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs). Apenas um óbito foi confirmado, em São Paulo. Outros sete seguem em investigação, sendo dois em Pernambuco e cinco também em São Paulo.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Chapecoense Futsal vence Joaçaba e garante vaga nas quartas de final do Estadual Série Ouro

A equipe da Prefeitura de Chapecó/Chapecoense/Unochapecó conquistou uma importante vitória por 3 a 0...

Confira a programação de shows da Efapi deste sábado

Três shows movimentam a feira que também possui uma programação intensa no agronegócio e...

Sicoob permite usar pontos Coopera para pagamentos via Pix

O Sicoob ampliou as opções de uso do seu programa de fidelidade, o Coopera....

Santa Catarina registra recorde histórico nas exportações de carnes em setembro

Santa Catarina encerrou o mês de setembro de 2025 com resultados históricos nas exportações...