A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do Comando de Polícia Militar Rodoviária (CPMR), realizou uma grande apreensão de cigarros contrabandeados neste domingo (28), por volta das 17h em Abelardo Luz, na divisa entre Santa Catarina e Paraná. A ação contou com apoio da ROTAM da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e integra a Operação Protetor, do Ministério da Justiça.
Operação desarticula entreposto logístico
A abordagem ocorreu nos fundos de um motel desativado, utilizado como entreposto para contrabando. No local, policiais encontraram os dois veículos preparados para transportar a carga de cigarros paraguaios. Além dos condutores, foram identificados os proprietários do imóvel, um homem de 66 anos e sua esposa, de 48 anos. Eles confessaram ter alugado parte do espaço para armazenamento da mercadoria.
Ainda foi identificada uma mulher de 30 anos, enteada e filha do casal. Funcionária de um posto de combustíveis próximo, ela monitorava e informava os criminosos sobre movimentações policiais, chegando a contatar forças de segurança com chamados falsos para desviar a atenção das viaturas.
Prejuízo ao crime organizado
No interior do VW Gol, além dos cigarros, os policiais localizaram R$ 37 mil em espécie. A quantia e os veículos foram apreendidos. Segundo a PMSC, além do crime de contrabando, ficou caracterizado o crime de associação criminosa.
Encaminhamentos
A carga de cigarros e os veículos foram encaminhados à Delegacia da Receita Federal em Chapecó. Já os envolvidos e o dinheiro apreendido foram apresentados à Delegacia da Polícia Federal, também em Chapecó.