domingo, 28 setembro, 2025

Mais de 32 mil mortes no trânsito são registradas anualmente no Brasil, alerta CFM

Compartilhe essa notícia:

O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), José Hiran Gallo, destacou nesta sexta-feira (16) a gravidade dos dados sobre o trânsito no Brasil. Em sua participação no 16º Congresso Brasileiro de Medicina do Tráfego, realizado em Salvador, ele apresentou estimativas que apontam para mais de 32 mil mortes por ano, o que corresponde a uma média de 92 vítimas diárias. Além disso, para cada vida perdida, ao menos 10 pessoas ficam com sequelas graves ou permanentes.

Impacto social das mortes no trânsito

Segundo Hiran Gallo, “falamos de jovens que deixam de estudar, homens e mulheres impossibilitados de trabalhar, famílias que convivem com dependência e sofrimento prolongado”. Ele ressaltou que, diante desses números, o Brasil figura entre os países com maior número absoluto de vítimas no trânsito, ao lado de nações mais populosas, como Índia e China.

Medicina do tráfego: atuação além da clínica

O presidente do CFM defendeu que a medicina do tráfego vai além do atendimento clínico, pois alia a prática médica à ação social. A especialidade fornece dados, análises e soluções que orientam decisões do Estado brasileiro e políticas públicas, promovendo segurança viária e redução de acidentes.

Custos econômicos dos sinistros de trânsito

Durante o evento, Hiran Gallo chamou atenção para os custos provocados por acidentes, classificados como “astronômicos”. Estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estimam que o impacto anual chega a R$ 50 bilhões. “Esse valor resulta da soma de despesas hospitalares, gastos com reabilitação, previdência social e prejuízos na produtividade”, explicou.

O presidente concluiu destacando que, com esses recursos, seria possível construir centenas de hospitais de médio porte ou milhares de escolas públicas. “Cada sinistro grave no trânsito representa não apenas tragédias pessoais e familiares, mas também prejuízos para a coletividade, drenando recursos que poderiam fortalecer saúde, educação e segurança”, afirmou.

LEIA TAMBÉM  STF dá prazo de 10 dias para Câmara se manifestar sobre PEC que restringe investigações contra parlamentares

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Ação conjunta entre Polícia Civil e PRF apreende 252 kg de maconha no Oeste de SC

Uma operação integrada entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Civil de...

PRF apreende drogas e medicamentos ilegais na BR-480 em Chapecó

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na tarde de segunda-feira (22), um carregamento de...

Polícia Civil prende homem de Chapecó condenado por estupro de vulneráveis

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia da Comarca de Coronel Freitas,...

Brasil tem 4,2 milhões de estudantes com atraso escolar, aponta Unicef

O Brasil ainda enfrenta grandes desafios no combate ao atraso escolar. Segundo análise do...