Na madrugada deste sábado (27), a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) apreendeu um veículo carregado com eletrônicos e perfumes de origem estrangeira sem nota fiscal. A ocorrência foi registrada na SC-480, km 157, em Chapecó, durante a Operação Protetor, do Ministério da Justiça.
Abordagem e descoberta da carga
Por volta das 3h, a equipe do Grupo PMRv de Chapecó abordou um caminhão guincho VW/8.150E Delivery, com placas de Dois Vizinhos (PR). O veículo transportava um Renault Scenic de Francisco Beltrão (PR). O motorista, de 28 anos, afirmou ter sido contratado apenas para levar o automóvel até Gramado (RS), sem conhecimento do que havia em seu interior.
Mercadorias escondidas no veículo
Na vistoria do Scenic, os policiais encontraram caixas com telas e baterias para smartphones, além de perfumes árabes. Uma inspeção mais detalhada revelou compartimentos ocultos sob os bancos, painéis das portas e console central, onde estavam escondidas mais caixas do mesmo tipo de material.
Encaminhamento e procedimento legal
A carga foi considerada de origem estrangeira sem comprovação de desembaraço aduaneiro, caracterizando o crime de descaminho. O veículo e as mercadorias foram encaminhados à Delegacia da Receita Federal.
O condutor do guincho foi ouvido como testemunha, orientado e liberado, permanecendo com seu veículo de trabalho.