sábado, 6 setembro, 2025

PIB de Santa Catarina lidera crescimento no Brasil no 2º trimestre de 2025

Compartilhe essa notícia:

O Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina manteve a liderança nacional de crescimento econômico no segundo trimestre de 2025. Segundo a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), o PIB catarinense avançou 5,4% nos 12 meses encerrados em junho, em relação ao mesmo período do ano anterior.

De janeiro a junho, o crescimento acumulado foi de 6,1%, confirmando a posição do estado como o mais dinâmico do país. Os dados do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) do Banco Central reforçam a liderança catarinense, que já havia registrado expansão de 6,4% no mesmo período de 2024.

Competitividade e resiliência da economia catarinense

O governador Jorginho Mello destacou que o desempenho é reflexo da diversidade produtiva: “A economia catarinense é forte graças à indústria, ao turismo, ao agronegócio e à logística eficiente. Esse ambiente atrai novos investimentos e gera empregos”, afirmou.

O secretário de Estado do Planejamento, Fabricio Oliveira, reforçou a análise: “Santa Catarina segue demonstrando competitividade e resiliência, crescendo acima da média nacional mesmo em um cenário de incertezas”.

Desempenho dos setores

Agropecuária

Com crescimento de 12,1%, a agropecuária foi um dos principais motores da economia, impulsionada pela produção de soja, milho, arroz, feijão, fumo, trigo e cebola. A pecuária também manteve alta, com destaque para frangos e suínos.

Indústria

A indústria de transformação cresceu 6,3% no período, impulsionada pelos setores de máquinas e equipamentos, aparelhos elétricos, têxtil, vestuário, alimentos e bebidas. O bom momento da construção civil e da indústria automobilística também fortaleceu segmentos como minerais não metálicos, autopeças e metalurgia.

Serviços

O setor de serviços avançou 5,2%, com destaque para transportes (+8,4%), serviços prestados às famílias (+7,8%), administração pública (+6,4%) e comércio (+5,5%). O turismo teve expansão relevante, favorecido pela ampliação da malha aérea e investimentos em infraestrutura.

LEIA TAMBÉM  Alesc celebra 60 anos da Udesc em sessão especial com homenagens

Mercado de trabalho aquecido

Santa Catarina mantém a menor taxa de desemprego do Brasil, com apenas 2,2%, contra 5,8% da média nacional. No acumulado de 2025, o estado criou 82,9 mil postos de trabalho formais, ficando atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Os setores que mais contrataram foram:

  • Serviços: +32.968 vagas
  • Indústria de transformação: +29.161 vagas
  • Construção civil: +12.710 vagas
  • Comércio: +6.745 vagas

Na indústria, os maiores saldos de emprego foram em alimentos (+4.641), têxteis (+3.123), vestuário (+2.974) e máquinas e equipamentos (+2.932).

Construção civil e investimentos

A construção civil gerou 12,7 mil novos empregos somente entre janeiro e julho de 2025, além dos 47,9 mil criados no ano anterior. O setor é impulsionado pelo aquecimento imobiliário, que atrai investimentos devido à qualidade de vida, segurança pública e paisagens de Santa Catarina.

Boletim econômico

A Seplan divulgou, em 3 de setembro, a nova edição do Boletim de Indicadores Econômicos-Fiscais, com análises detalhadas do desempenho no segundo trimestre, acumulado do semestre e dos últimos 12 meses.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Funcionários controlam princípio de incêndio em restaurante no Centro de Chapecó

Na madrugada desta sexta-feira (5), um princípio de incêndio em restaurante foi registrado na...

BRF será incorporada por empresa lider mundial na produção de carne bovina

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), autarquia vinculada ao Ministério da Justiça e...

Anvisa proíbe venda de medidores de glicose sem agulha e alerta para riscos à saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o uso e a comercialização de...

Corrida Alfa 2025: Cooperalfa projeta a maior edição de sua história em Chapecó

Prepare os tênis, a garrafinha de água e alongue os músculos. A 4ª edição...