Governo vai comprar alimentos perecíveis para merenda escolar e programas públicos

Compartilhe essa notícia:

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, anunciou na noite de quarta-feira (20), em entrevista à Voz do Brasil, que o governo federal vai adquirir alimentos perecíveis, como frutas, peixes e carnes, para abastecer programas públicos de alimentação.

Destino dos alimentos

Segundo o ministro, os produtos serão destinados à merenda escolar, à alimentação das Forças Armadas, de hospitais, restaurantes universitários e programas de aquisição de alimentos voltados às populações em situação de insegurança alimentar.

“O governo vai estimular que estados e municípios possam adquirir esses produtos pelos programas públicos da alimentação escolar”, afirmou Teixeira. A medida, de acordo com ele, deve garantir refeições mais nutritivas e de melhor qualidade para estudantes e demais beneficiários.

Veja mais notícias de Chapecó e região

Produtos e exportação

Teixeira explicou que alguns itens, como carne, podem ser estocados e congelados, mas produtos mais perecíveis — como mel, açaí, uva e peixes — deverão ser absorvidos prioritariamente por meio das compras públicas nacionais.

Ele citou ainda a castanha e o café como exemplos de produtos com grande procura no mercado externo. “Não há café no mundo hoje para substituir o brasileiro”, destacou.

Proteção à cadeia produtiva

O ministro garantiu que todos os editais de compras públicas passarão a incluir alimentos perecíveis, de modo a evitar desperdícios. “As compras vão proteger os empreendedores diretos e toda a cadeia produtiva”, disse.

Os exportadores, segundo Teixeira, deverão vender os produtos pelo preço praticado no mercado interno. “Certamente o governo não tem como pagar o preço em dólar, que é o preço de exportação. Mas o governo tem como pagar o preço do mercado interno”, acrescentou.

LEIA TAMBÉM  Capacitação em inteligência artificial para empreendedoras abre 5 mil vagas

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

24ª Feira de Mudas de Chapecó tem maior presença de plantas ornamentais e acontece neste fim de semana

Evento ocorre de sábado (5) a segunda-feira (7), das 8h às 18h, no pátio...

Chape Futsal realiza 3ª edição da feijoada oficial com meta de 2,5 mil pessoas no Parque Valmor Lunardi

Evento será no dia 12 de setembro, no pavilhão 3 da Efapi; ingressos custam...

Chapecó prepara Desfile Cívico de 7 de Setembro com 50 agremiações e expectativa de 6 mil participantes

Solenidade começa às 8h na Avenida Getúlio Vargas; vias serão isoladas das 5h às...

TSE lança nova versão do e-Título com quatro novas funcionalidades para as Eleições 2026

Aplicativo disponível para download em Android e iOS até 3 de outubro; entre as...