Os chapecoenses marcaram presença de peso na 17ª edição do Transcatarina, que terminou neste sábado (12) em Jaraguá do Sul, no Vale dos Encantados. Com largada em Fraiburgo, a aventura reuniu quase mil pessoas em quatro dias de desafios pelas trilhas catarinenses, movimentando a economia e promovendo o turismo de dezenas de municípios.
Chapecó formou a terceira maior delegação inscrita no evento, com nomes como Ismaell Mesa Casa e Jardel Alisson Carvalho, Everton Alves Ferreira e Marcelo Baratto, Sidirlei Jerri Schneider e Gean Telmo Pompeo da Silva, Eder Lira Piloto e Marcos Antônio Carbonera, Artur Tozzo de Marco e Renato Colpani, Jean Celso Brugnera e Thiago Pedroso, e Robson Ribeiro do Prado Dias. Também participou Eliéser Fagundes, na categoria Passeio Radical 03, em dupla com Bruno Flores Machado, de Erechim (RS).
Determinados e animados, os chapecoenses enfrentaram a categoria Adventure 03, cujo lema é “quanto pior, melhor”. Passaram por atoleiros, lamaçais, erosões profundas, rios e trilhas escorregadias, demonstrando habilidade e companheirismo ao se ajudarem nos trechos mais difíceis. Ao final, o sentimento foi unânime: satisfação e missão cumprida.
>>>Veja mais notícias de Chapecó<<<
O Transcatarina teve início na quarta-feira (9) no Hotel Renar, em Fraiburgo, e passou por cidades como Taió, Rio do Sul, Itaiópolis, Curitibanos, Otacílio Costa, Rio Negrinho, Indaial, Presidente Getúlio, Doutor Pedrinho e Corupá. Segundo o diretor geral do evento, Edson João da Costa, essa edição foi especial. “A alegria e a harmonia entre todos os participantes nos chamaram a atenção. Foi um verdadeiro espírito de união”, destacou.
Além de proporcionar experiências únicas e muita adrenalina, o Transcatarina movimenta a economia local, com consumo em hotéis, restaurantes, mercados, postos de combustíveis e comércios em geral. “É um círculo virtuoso. As pessoas vivem momentos inesquecíveis e, ao mesmo tempo, ajudam no desenvolvimento das cidades que nos recebem”, reforçou Costa.
O evento teve patrocínio de empresas como Hotel Renar, Artcon Empreendimentos, Bransales Pneus, Orange Sun Energia Sustentável, Cascavel Diesel, Posto Maçã, Rede PMX, Somar Frutas e Verduras, Cervejaria Holzbier, além do apoio das prefeituras de Fraiburgo, Jaraguá do Sul, Otacílio Costa, Indaial, Presidente Getúlio, Rio do Sul e Taió. A realização foi da SC Racing, com supervisão da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina (Fauesc).