“As aulas são dinâmicas e divertidas, sempre fluindo naturalmente e criando memórias afetivas para os estudantes”. O depoimento dos estudantes Evillyn Victória de Avila Pires, Gabrieli Azeredo Costa e Rafael Kottwitz Pretto integra a primeira edição do jornal escolar digital do Colégio Unoesc Chapecó, que marca a experimentação na produção de conteúdo jornalístico e também desenvolve competências como escrita, organização textual e pensamento crítico.
A ação valoriza um dos pilares da instituição, que é o desenvolvimento do protagonismo estudantil, da reflexão crítica e da formação integral dos alunos. O projeto foi idealizado pelo colegiado e coordenado pelos professores Celso Paulo Costa, Simone Machado Carvalho e Alessandra Verdi Pedrotti, com a participação ativa de estudantes e professores de diversas turmas.
A publicação reúne reportagens com relatos de projetos realizados neste primeiro trimestre, como a celebração do “Dia da Família”, atividades de conscientização sobre violência contra a mulher, encontros com autores, práticas científicas nos laboratórios da escola e até a participação nos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), nos quais os estudantes conquistaram medalhas importantes para a instituição.
Entre os destaques está o relato da estudante Bethina Ribeiro dos Santos, do sexto ano, que compartilhou as emoções do seu primeiro dia no Colégio.
— O mais marcante não foi exatamente uma atividade ou um momento específico. Foi uma sensação. Um sentimento tão bom, tão forte, que quase me fez chorar, a certeza de que aquele seria o começo de uma fase cheia de encontros, aprendizados e histórias para contar. Saber que eu estava ali, fazendo parte do início da história de uma escola novinha, me deixou emocionada de um jeito que nunca vou esquecer — detalhou a estudante.
Conforme o professor e diretor do Colégio, Celso Paulo Costa, o jornal é um espaço em que os estudantes se reconhecem como produtores de conhecimento.
— Eles desenvolvem competências essenciais para a vida em sociedade, como empatia, senso crítico, criatividade e responsabilidade social — afirma.
Além de reportagens, o jornal também traz reflexões dos próprios alunos sobre temas atuais, além de produções artísticas, resenhas culturais e cartas abertas destinadas à gestão e aos professores, elogiando as metodologias inovadoras e a qualidade do ensino no Colégio, atestada no texto escrito pelos estudantes do nono ano, Dandara Curti, Daniel Brocardo e Fátima Silvestri.
— Fizemos esta carta com o objetivo de parabenizar a direção por ter escolhido e contratado os melhores profissionais para a nossa educação, com metodologias de ensino diferentes e dinâmicas. Gostaríamos de destacar os diferentes métodos de trabalho dos professores Rafael Paviani e Júlia Senger, dois excelentes docentes da nossa escola — enfatizam.
Conforme a coordenadora Simone Machado Carvalho, o jornal é um convite para que todos conheçam e participem do processo educativo.
— A produção reforça nossa missão de oferecer uma educação que transforma, que prepara nossos alunos não só academicamente, mas também como cidadãos conscientes e atuantes — destaca.
A proposta do Colégio Unoesc Chapecó é manter o jornal como uma publicação periódica trimestral, alinhada ao ecossistema de ensino pioneiro no Oeste catarinense, que proporciona ensino e aprendizado do ABC ao doutorado.