segunda-feira, 3 novembro, 2025

Secretaria de Saúde alerta para aumento de síndromes respiratórias

Compartilhe essa notícia:

A Secretaria Municipal da Saúde chama a atenção da população para o aumento dos casos de Síndrome Gripal Aguda (SGA) no município. Esse crescimento tem provocado uma maior demanda nos serviços de saúde, tanto nas unidades de saúde da família quanto nos atendimentos de urgência e emergência.

Além disso, observa-se um número crescente de casos graves, classificados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que muitas vezes exigem internação hospitalar.

Os vírus mais comumente identificados nesse cenário são os da influenza, o vírus sincicial respiratório, adenovírus e o coronavírus (covid-19). Diante disso, os profissionais de saúde e a equipe de vigilância epidemiológica reforçam a importância de que a população fique atenta. Ao apresentar sintomas gripais, é fundamental buscar atendimento médico o quanto antes.

De acordo com o Protocolo do Ministério da Saúde, os quadros gripais geralmente começam com febre acima de 37,8°C, podendo vir acompanhados de dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça.

A Secretaria de Saúde também destaca a importância da vacinação contra a gripe, que está disponível em toda a rede de atenção básica, no Vacimóvel, no ônibus Saúde em Movimento e nos corujões da vacinação. Nesta sexta-feira (30), por exemplo, a unidade do bairro São Pedro estará atendendo das 18h às 21h.

Por fim, a pasta reforça a necessidade de manter os cuidados preventivos, como o uso de máscaras por pessoas com sintomas respiratórios, a higienização frequente das mãos e a ventilação adequada dos ambientes, mesmo nos dias mais frios.

LEIA TAMBÉM  Paraná registra primeira morte por intoxicação de metanol após consumo de bebida alcoólica

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Chapecoense enfrenta o Operário em jogo decisivo pela Série B na Arena Condá

Chapecó — A Chapecoense volta a campo nesta segunda-feira (27), às 19h, na Arena...

Pesquisa do Procon aponta leve redução no preço dos combustíveis em Chapecó

O Procon de Chapecó divulgou nesta segunda-feira (27) uma nova pesquisa sobre o preço...

Boletim Focus aponta queda nas projeções de inflação e estabilidade da Selic

O Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (27) pelo Banco Central (BC), apresentou novas projeções...

INSS e Banco BMG Firmam Acordo para Corrigir Empréstimos Consignados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) firmou um termo de compromisso com o...