A Secretaria de Saúde de Chapecó intensifica as ações de enfrentamento à Dengue e, na próxima semana, o bairro Efapi será o foco da operação com drones para identificar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
A tecnologia está sendo utilizada para sobrevoar áreas de difícil acesso, onde os Agentes de Combate a Endemias não conseguem chegar com facilidade. O objetivo é localizar pontos com água parada e eliminar focos do mosquito. A coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Karina Giachini, explica que a operação é realizada por uma empresa especializada, contratada para auxiliar na varredura aérea das quadras.
Nesta semana, o trabalho foi feito no bairro São Cristóvão, onde 48 criadouros foram identificados e estão sendo eliminados pelas equipes. Agora, a mobilização segue para o Efapi, um dos bairros mais populosos da cidade.
O secretário de Saúde, João Lenz, lembra que diversas frentes estão em andamento para conter a doença. Além do uso de drones, mutirões de limpeza também estão sendo realizados. Neste sábado (12), terça-feira (15) e quinta-feira (17), as equipes estiveram no bairro Passo dos Fortes, e outro mutirão está programado para o São Cristóvão nos próximos dias.
A população pode acompanhar os locais com maior incidência por meio do mapa de calor disponível no site da Prefeitura. Até o momento, Chapecó registra 626 casos positivos de Dengue neste ano, mas nenhum óbito.