sábado, 22 fevereiro, 2025

Atividade econômica de SC cresceu 5,7% em 2024

Compartilhe essa notícia:

O IBC-R, índice que mostra a atividade econômica regional medido pelo Banco Central (BC), apontou que a economia de Santa Catarina teve crescimento de 5,7% no ano passado. O indicador, considerado uma prévia do PIB, ficou acima dos 2,7% acumulados em 2023. O resultado de Santa Catarina superou a média brasileira, que foi de 3,8% em 2024.

Indústria

Segundo dados do Observatório FIESC, a indústria teve o melhor resultado entre os grandes setores da economia e apresentou avanço de 7,7% no acumulado do ano em SC, enquanto o indicador do setor industrial no Brasil subiu 3,1% em 2024.

Para o presidente da Federação das Indústrias de SC (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, os segmentos industriais mais sensíveis ao crédito puxaram o resultado. As indústrias de bens de capital contribuíram para o desempenho, já que o segmento foi beneficiado pelo movimento de redução da Selic iniciado em julho de 2023 e encerrado em outubro de 2024. “Os dados de 2024 confirmam a importância da indústria para o desenvolvimento. Mais uma vez, o desempenho do setor teve impacto positivo e se refletiu nos segmentos de serviços e comércio”, explicou.

Confira aqui os setores industriais com maior destaque em 2024.

Outros setores

O comércio ampliado avançou 7,2% no período em Santa Catarina, superando a média brasileira que foi de 4,1% em 2024. Na análise do Observatório FIESC, contribuíram para o desempenho as vendas de veículos, motocicletas, partes e peças, que avançaram 17,2%; de eletrodomésticos, que cresceram 12,7%; e de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, que subiram 11,9% no acumulado de 2024.

A atividade econômica de serviços cresceu 6,1% no ano passado no estado, também acima da média brasileira para o setor, que foi de 3,1%. Neste segmento, destacaram-se os ramos de atividades turísticas, com incremento de 9%; transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, com alta de 8,3%; e serviços prestados às famílias, com avanço de 5,4%.

LEIA TAMBÉM  Dólar cai pela 10ª vez seguida e fecha em R$ 5,83

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Homem é preso por tráfico e corrupção de menor

Na manhã do domingo,16, a Polícia Militar de Chapecó, prendeu um homem de 23...

Adolescente é preso com drogas em Chapecó

Na manhã da terça-feira (18), uma guarnição da Polícia Militar realizava rondas quando recebeu...

Homem é preso por tráfico após “cliente” afirmar estar no local comprando entorpecente

Na noite de quinta-feira (20), a Polícia Militar realizava rondas no bairro São Pedro...

Pacientes internados em isolamento passam a ter direito a visitas virtuais

Projeto de Lei de autoria do deputado Mário Motta foi sancionado pelo governador O governador...
error: Este conteúdo é protegido !!