sexta-feira, 12 junho, 2026

Topázio Neto é eleito novo presidente da FECAM para o biênio 2025-2027 em evento com recorde de público

Compartilhe essa notícia:

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, foi eleito o novo presidente da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM) para o mandato de dois anos, de 31 de janeiro de 2025 a 31 de janeiro de 2027. A posse ocorreu durante a Assembleia Geral Ordinária realizada na Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS), onde também foi definida a nova composição da diretoria da entidade.

O evento bateu recorde de público, reunindo mais de 300 pessoas, entre elas 110 prefeitos, 8 deputados estaduais e federais, secretários estaduais e municipais, além do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello e representantes do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) e Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC), reforçando a importância da FECAM no diálogo institucional e na defesa do municipalismo.

“A FECAM é um forte apoio para os municípios de Santa Catarina e, nessa nova gestão, nossa intenção é reforçar esse trabalho para que os municípios do nosso Estado, em especial os pequenos e médios, possam se fortalecer e fortalecer seu relacionamento tanto com o Governo do Estado, quanto com o Governo Federal e todas as entidades”, afirmou o novo presidente da FECAM, Topázio Neto.

Administrador e empreendedor, Topázio Neto tem sua trajetória marcada pela inovação e pelo compromisso com o desenvolvimento. Natural de Florianópolis, iniciou sua carreira no setor de tecnologia no final dos anos 1990, fundando uma empresa que se tornou uma das maiores empregadoras do Estado e da Grande Florianópolis. Durante sua atuação na iniciativa privada, contribuiu para a formação de milhares de profissionais por meio de bolsas de estudo, promovendo inclusão e mudança social. Como prefeito, trouxe essa experiência para a gestão pública, buscando melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

LEIA TAMBÉM  MPSC notifica 34 empresas do Oeste de SC por sonegação de ICMS

Durante a cerimônia de posse, o ex-presidente da FECAM, Kleber Wan-Dall, destacou ações da sua gestão e a continuidade do trabalho institucional da entidade.
“Um dos destaques da nossa gestão foi a realização do Fórum de Governança Municipal, que aconteceu no ano passado, um dia antes do Comac, reunindo prefeitos de primeiro mandato, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado, para orientar a transição de governo. Ontem, assinamos um acordo de cooperação técnica com o TCE para que esse trabalho continue. Queremos aproximar a FECAM do Tribunal de Contas, do Tribunal de Justiça e do Ministério Público para que possamos orientar mais os prefeitos e secretários municipais, prevenindo problemas futuros”, afirmou Wan-Dall.

Nominata

A nova diretoria da FECAM conta com lideranças de diversas regiões do estado:
•1º vice-presidente: Prefeito de São Domingos, Márcio Grosbelli (PP);
•2º vice-presidente: Prefeito de Tubarão, Estêner Soratto Júnior (PL);
•3ª vice-presidente: Prefeita de Lages, Carmen Zanotto;
•1º tesoureiro: Prefeito de Itá, Clemor Antônio Battisti;
•2º tesoureiro: Prefeito de Petrolândia, Rodrigo de Souza;
•1ª secretária: Prefeita de Major Vieira, Aline Iarenhuk da Silva;
•2º secretário: Prefeito de Caibi, Eder Picoli.
O Conselho Fiscal será composto por:
•Prefeita de Sombrio, Gislaine Dias da Cunha;
•Prefeito de Itajaí, Robison José Coelho;
•Prefeito de Joaçaba, Vilson Sartori;
•Prefeita de Zortéa, Rosane Infeld;
•Prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo;
•Prefeito de Rio Negrinho, Caio Cesar Treml;
•Prefeito de Brusque, André Vechi.

Com essa nova composição, a FECAM reafirma seu compromisso com o fortalecimento dos municípios catarinenses, a defesa do municipalismo e o desenvolvimento regional integrado.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Lei institui Dia Nacional da Dor Crônica e amplia atendimento no SUS

Resumo: Lei publicada nesta segunda-feira (8) define diretrizes básicas para a melhoria do atendimento...

Santa Catarina Canta: audições regionais começam em 9 de junho

Resumo: Começa nesta terça-feira (9) a etapa das audições regionais do Santa Catarina Canta...

FACISC alerta: tarifa dos EUA pode afetar 85% das exportações de SC

Resumo: A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) manifestou preocupação com os...

Feirão do Empreende e Emprega oferece 2 mil vagas em Chapecó no dia 20

Resumo: Chapecó tem um dos melhores índices de empregabilidade do país e, para manter...