sábado, 7 fevereiro, 2026

Trajetórias transformadas pelo esporte

Compartilhe essa notícia:

Mais do que uma corrida, um marco de superação! No qual o próprio atleta é seu maior concorrente, seja na velocidade ou resistência. Uma modalidade que é marcada pela disposição em ser cada vez melhor, na concentração para lidar com obstáculos imprevisíveis e na determinação para concluir o percurso. A cada passo dado, a adrenalina revigora a sensação de bem-estar ao equilibrar o físico e o mental. Na chegada as emoções extravasam com sorrisos, gritos e lágrimas, que representam mais uma etapa vencida de uma trajetória transformada pelo esporte.

Histórias que inspiram e emocionam, impulsionadas pelo desejo da mudança e pela busca em melhorar a qualidade de vida. Assim, pode ser descrita a participação dos aproximadamente 1450 atletas, no último domingo (8) do tradicional Circuito de Corridas Unimed Santa Catarina – etapa Chapecó. A competição, que neste ano completou 10 anos, teve três opções de percurso: 5 km, 10 km e 21 km nas categorias geral, faixa etária, paradesporto e kids.

Eliete Matos Mulinari, de 35 anos, começou a correr após a gestação, com a intenção de perder peso. “Fiz a minha primeira prova há dez anos no Circuito da Unimed. E, depois disso eu me apaixonei pela modalidade e nunca mais parei de correr”, relembrou. De acordo com ela, a corrida mudou completamente sua vida. “É uma vibe diferente. Hoje tenho um grupo de corrida, Let’s Go Training, no qual também divulgo o autismo”, comentou. Para quem deseja iniciar no esporte, Eliete recomenda que não tenha medo. “Comece e procure auxílio de um profissional, porque a corrida é para todo mundo”, reforçou.

Valdemir Campos, de 41 anos, foi impulsionado pelo médico que orientou que praticasse alguma atividade física. “Coincidentemente, passei aqui na frente onde hoje é a largada e vi um outdoor da Unimed Chapecó que dizia: Venha se desafiar! Então, me inscrevi no circuito, sem saber o que seria, e me tornei maratonista. Eu amo essa prova porque foi por ela que comecei a correr”, recordou o integrante da Equipe Imparáveis.

LEIA TAMBÉM  Cidade do Idoso aumenta número de participantes

Segundo Valdemir, com a corrida, se tornou uma pessoa e um profissional melhor. “Essa modalidade favorece a evolução em todos os aspectos da vida, sejam físicos ou emocionais”. Ao analisar o progresso da corrida de rua em Chapecó nos últimos dez anos, o atleta apontou o crescimento do número de participantes e a profissionalização do esporte. “Quando comecei tinham uns 200 participantes no evento. Neste ano, as inscrições se esgotaram há meses. Se tivesse 2.000 vagas também seriam preenchidas”, declarou ao comentar que a primeira coisa que coloca no carro para viajar é seu par de tênis.

Janaina Muniz, de 40 anos, começou a correr há três meses. “Eu fui sedentária por um bom tempo. Comecei a fazer musculação e aos poucos fiquei empolgada ao ver o pessoal correndo, então, quis me desafiar pela saúde e autoestima. E, achei bem motivador”, relatou. Como benefícios da corrida, ela destacou a disposição. “Treinamos com a Equipe Titio, aqui de Chapecó, três vezes por semana, às 5h30. Isso nos proporciona um dia diferente e nos incentiva a melhorar a cada corrida”, analisou. Janaina participou no domingo (8) de sua primeira competição. Estava ansiosa, mas muito animada, por isso não estabeleceu meta de tempo para conclusão, apenas queria aproveitar o momento e concluir a prova sem caminhar.

PROMOÇÃO DA SAÚDE

Para o médico otorrinolaringologista e diretor médico da Unimed Chapecó, Dr. Rodrigo Armani Lino de Souza,oCircuito de Corridas Unimed Santa Catarina – etapa Chapecó, traduz o compromisso da cooperativa médica em cuidar e promover à saúde da comunidade chapecoense e da região. “Mais uma vez foi um sucesso, com inscrições esgotadas em tempo recorde. E a etapa de Chapecó encerrou o circuito estadual. O clima contribuiu, a chuva deu uma trégua durante a competição e a temperatura estava amena para os competidores. Parabéns a todos os atletas e agradecemos o apoio dos parceiros para realização do evento”, finalizou.

LEIA TAMBÉM  Pátio Shopping traz lazer infantil com o Sítio do Picapau Amarelo

Os primeiros colocados das modalidades feminina e masculina por faixa etária nos 5 km , 10 km e 21 km , receberam a premiação em dinheiro além de troféus para ambas categorias. Os competidores que participaram de seis etapas do circuito também receberam uma mandala. O Circuito de Corridas Unimed Santa Catarina etapa Chapecó tem patrocínio local da ACB Bebidas, Alfa, Aurora Coop, Unoesc e Santa Maria, além do apoio da ACIC Chapecó.  

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil começa a valer no contracheque de fevereiro

Os primeiros impactos da nova tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2026...

Novas regras de segurança do Pix entram em vigor para conter golpes e acelerar devolução

Entram em vigor a partir desta segunda-feira (2) as novas regras de segurança do...

Inscrições do Fies 2026 terminam nesta sexta-feira; veja como participar

Termina nesta sexta-feira (6) o prazo para as inscrições do Fies 2026 para o...

Projeto regulamenta participação de atletas de fora em competições da Fesporte

A Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei 0873/2025, de autoria do deputado Mauro...