terça-feira, 10 fevereiro, 2026

Sábado é o Dia D de Combate à Dengue

Compartilhe essa notícia:

De acordo com o gerente da Vigilância em Saúde do Município, Rodrigo Momoli, um mutirão será realizado no bairro Vila Real, das 7h30 às 11h30 a equipe da Vigilância Ambiental estará realizando visitas de tratamento, eliminação e orientação. Neste local também acontecerá o “Bota Fora”, projeto da gerência de Resíduos Sólidos da Secretaria de Serviços Urbanos, que vai recolher móveis, madeira e eletrodomésticos descartados pela população.

   “Além do mutirão no Vila Real, as 360 Agentes de Saúde da Prefeitura estarão realizando visitas em suas microáreas, em todos os bairros, com orientação aos moradores e identificação de situações de risco para auxiliar no controle do vetor”, disse Momoli.

A Vigilância Ambiental de Chapecó também está realizando as visitas de controle da Dengue e a inspeção das estruturas escolares durante o mês de novembro para que sejam corrigidas situações que possam contribuir com o acúmulo de água, sendo que as ações educativas voltadas aos alunos, já foram realizadas durante o ano todo visando a eliminação de locais com água parada tanto na escola quanto em casa.

  De acordo com o secretário de Saúde de Chapecó, João Lenz, durante todo o ano a Prefeitura atua em ações de mutirões, orientação, monitoramento e eliminação de criadouros.

“Mas considerando o período sazonal que se aproxima, favorecendo a proliferação e disseminação do vetor, destacamos a oportunidade para mobilizar e sensibilizar a sociedade, intensificando as medidas de prevenção e controle neste Dia “D” Nacional de Combate à Dengue”, disse Lenz.

Orientações aos moradores:

•  Alerta para o período sazonal, sinais e sintomas principalmente no período de férias que aumenta a transmissão viral, sempre procurar atendimento médico e não se automedicar;

• Cuidados diários no pátio, descarte correto de lixos; orientar e deixar sacos de lixos para o morador juntar e adequar situações irregulares;

LEIA TAMBÉM  Balcão de Empregos de Chapecó oferta 1.645 vagas nesta semana

• Situação com quantidades grandes de lixos descartados incorretamente nas residências fazer uma solicitação/denúncia;

• Olhar se tem caixas de água e cisternas abertas; se identificar situação que precise de vedação e tratamento fazer uma solicitação/denúncia;

• Orientar sobre manter calhas limpas;

• Situações de pneus descartados incorretamente fazer uma solicitação/denúncia;

•  Orientar o uso de repelentes aos moradores, principalmente crianças e gestantes;

• Orientar a respeito de água parada em vasos de plantas, compartimento atrás da geladeira e demais depósitos que possam acumular água;

• Trocar e lavar os potes de água dos animais de estimação pelo menos uma vez na semana.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Restaurante Popular Bandejão volta a atender

A Prefeitura de Chapecó, reabriu as atividades do Restaurante Popular “Bandejão”, nesta segunda-feira (09),...

Chape avança e enfrentará o Brusque

Verdão segurou o Tigre que precisava vencer para se manter no campeonato

Aurora anuncia vagas abertas e amplia geração de empregos

A Cooperativa Central Aurora Alimentos, uma das maiores cooperativas do país, está com vagas...

Procurador-Geral da República se manifesta a favor da pejotização no STF

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) defendendo...