sexta-feira, 25 outubro, 2024

Cuidados com a Saúde da Mulher a partir dos 40 Anos

Compartilhe essa notícia:

O Outubro Rosa é uma campanha dedicada à conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e do câncer de colo do útero, com foco especial nas mulheres a partir dos 40 anos. Nesse período da vida, é fundamental que elas realizem exames regulares, pois o diagnóstico precoce pode salvar vidas. No Hospital Ilha, essa prioridade é levada a sério, e por isso, foi promovida uma live especial ontem (22/10), com a participação dos médicos Dr. Matheus Cadore, oncologista; Dr. Felipe Bueno, diretor técnico do hospital, e Dra. Nair Margotti, mastologista.

Durante a transmissão, foram discutidos temas essenciais sobre como realizar diagnósticos precoces e a importância de estar atenta aos sinais do corpo. A doutora Margotti, destacou que a detecção do câncer de mama deve começar aos 40 anos, através de exames preventivos como a mamografia, que é crucial para identificar a doença em estágios iniciais.

Margotti reforçou ainda a importância de procurar um especialista caso sejam observados sintomas como nódulos ou desconforto. “Mesmo assintomática, aos 40 anos ou mais, a mulher deve realizar a primeira mamografia. Se houver qualquer alteração, será encaminhada ao mastologista”, explicou ela.

Além dos exames, os médicos abordaram outros cuidados fundamentais, como manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e evitar o tabagismo, fatores essenciais para a saúde geral. O doutor Cadore destacou a relação entre o câncer de colo do útero e a infecção pelo HPV, lembrando que a vacinação é uma forma eficaz de prevenção. “O câncer de colo uterino tem relação com a infecção crônica pelo HPV de tipos específicos. O exame de Papanicolaou procura alterações iniciais no colo uterino de mulheres geralmente assintomáticas, com vistas ao diagnóstico precoce. Porém, melhor do que fazer o exame preventivo da mulher frequente, é a prevenção: a vacinação previne que após o contato, o HPV evolua para câncer de colo uterino. E o uso de preservativos previne o contagio”, explicou.

O Hospital Ilha se compromete a oferecer informações e suporte à comunidade, reforçando a mensagem de que a prevenção e o diagnóstico precoce são os maiores aliados no combate ao câncer.

Dados da Secretaria de Saúde de Santa Catarina revelam que o câncer de mama é o tipo mais prevalente entre as mulheres na região, no Brasil e no mundo. Entre janeiro e setembro de 2023, foram registradas 1.416 mortes no estado devido à doença, que é a segunda maior causa de óbitos por câncer no Brasil, com 19.103 mortes em 2022.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

MEC divulga locais de prova do Enem 2024

Exame será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro O Instituto Nacional de Estudos...

Governador participa de ato amanhã em Chapecó

O governador Jorginho Mello, estará em Chapecó, amanhã, terça-feira (22), para inauguração do novo...

“Estreia é sempre tensa”, diz Simone Jatobá

Treinadora da Seleção Brasileira Sub-17 analisa o primeiro jogo do Brasil no Mundial -...

Projeto de hortas pedagógicas transforma paladar de estudantes

O Dia Nacional da Alimentação na Escola é celebrado nesta segunda-feira, 21, e o...
error: Este conteúdo é protegido !!