Iniciam atividades do Grupo de Controle e Combate ao Tabagismo

Compartilhe essa notícia:

A Secretaria de Saúde de Chapecó iniciou na noite de terça-feira (27) as reuniões do Grupo de Controle e Combate ao Tabagismo, no Centro de Eventos. São 530 inscritos, que terão oito encontros até dezembro.

“Esse foi o primeiro encontro neste ano do Programa de Combate ao Tabagismo do Município de Chapecó, que iniciou em 2014 mas em outro formato. Anteriormente as reuniões eram realizadas nas unidades de saúde, em horário comercial. Neste ano nós adotamos um formato diferente, montando um único grupo em horário das 18h às 20h, para que as pessoas possam frequentar após o trabalho”, disse a farmacêutica Daniela Otto, que é coordenadora do programa.

A pneumologista Gabriela Marcolin Alessio disse que as reuniões são muito importantes pois somente 20% dos fumantes conseguem se manter em abstinência por mais de seis meses.

“O tabagismo é a principal causa de mortes evitáveis, pois é responsável por doenças cardiovasculares, câncer e outras enfermidades”, explicou.

O secretário de Saúde, João Lenz, participou da primeira reunião e ressaltou as ações da Administração Municipal tanto em infraestrutura, quanto serviço, para melhorar o atendimento da população. A diretora de Atenção à Saúde de Chapecó, Gessiane Fátima Larentes, ressaltou a importância da retomada do grupo de combate ao tabagismo.

O grupo de tratamento para cessação do tabagismo utiliza a terapia cognitivo comportamental, acompanhada, quando necessário, pelo tratamento medicamentoso. É conduzido por uma equipe multiprofissional composta por médico, farmacêutico, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e educador físico.

As sessões em grupo apresentam, comprovadamente, maior eficácia na cessação do tabagismo, quando comparada aos cuidados e acompanhamentos individuais. A principal vantagem das terapias em grupo é a troca de experiências entre os participantes. Mesmo assim a secretaria de Saúde também disponibiliza a medicação, adesivos e goma de mascar com nicotina. Lembrando que na quinta-feira 29, é o Dia Mundial de Combate ao Tabagismo.

LEIA TAMBÉM  Homem é preso por furto de carga de doces e chocolates avaliada em R$ 15 mil no bairro Cristo Rei

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Programa Mais Verde vai beneficiar 20 mil propriedades rurais em SC

Objetivo é valorizar ações de preservação ambiental em propriedades agrícolas de Santa Catarina

Prefere escrever em vez de mandar áudio? Psicologia aponta quatro características comuns

Escolha por mensagens de texto pode estar relacionada à busca por mais tempo para...

Operação Arcanum cumpre mandado em Chapecó e prende suspeitos de extorsão digital em MT

Ação conjunta da Polícia Civil de SC, DF e MT combate grupo que exigia...

Lula defende soberania na ONU e critica ingerência estrangeira em processos eleitorais

Presidente discursou na abertura da 81ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York; citou...