sábado, 8 novembro, 2025

Reunião de Trabalho debate Apraxia da Fala

Compartilhe essa notícia:

Discutir estratégias de intervenção e suporte aos indivíduos afetados pela Apraxia da Fala, foi o tema proposto de uma reunião de trabalho, realizada na terça-feira (14), no plenário da Câmara Municipal de Chapecó. O requerimento que motivou o encontro, foi de autoria do presidente, vereador André Kovaleski (PL) e reuniu profissionais e autoridades locais para debater o assunto.

A Apraxia da Fala na Infância (AFI) é um tipo de transtorno motor da fala, onde a criança tem ideia do que quer comunicar, mas seu cérebro falha ao planejar e programar a sequência de movimentos/gestos motores da mandíbula, dos lábios e da língua. “Isso prejudica a produção dos sons que formam sílabas, palavras e frases”, explica a fonoaudióloga Flávia Weschenfelder, que participou da reunião.

A advogada Fernanda Pasa, mãe de uma criança que faz tratamento para apraxia da fala, também deixou seu depoimento no encontro e destacou a importância do diagnóstico rápido e da terapia correta. “Em um ano e meio de tratamento, meu filho que falava menos de 10 palavras, agora é um contador de histórias”, comemora Fernanda.

A criança se chama Heitor Pasa da Costa, e este nome denomina uma lei municipal aprovada em abril, pelos vereadores de Chapecó. A lei cria o Dia Municipal de Conscientização da Apraxia da Fala na Infância, que será comemorado anualmente, no dia 14 de maio. “O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado”, destacou o vereador André Kovaleski, autor do projeto de lei.

Também participaram da reunião de trabalho, o secretário de Saúde de Chapecó, João Lenz, a secretária da Família e Proteção Social de Chapecó, Ariete Lauxen e a gerente municipal de educação especial, Jucelei Perin.

LEIA TAMBÉM  Ministro da Saúde defende debate político e religioso para reduzir gravidez na adolescência

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Servidores federais terão auxílio-alimentação reajustado em 17,5%

Os servidores do Poder Executivo federal terão o auxílio-alimentação reajustado em 17,5%, passando de...

Enem 2025: Horário dos portões e dicas para não perder a prova

Mais de 4,81 milhões de inscritos farão a primeira etapa do Enem 2025 neste...

Deputada avalia mandato e projeta futuro político

“Esta é minha última eleição estadual”. A afirmação é da deputada estadual Luciane Carmiantti...

Aurora entra no ranking das 50 marcas mais valiosas do Brasil em 2025

A Aurora conquistou uma posição no seleto ranking das 50 Marcas Mais Valiosas do...