Caixa inicia financiamentos com FGTS Futuro

Compartilhe essa notícia:

Os trabalhadores de carteira assinada com renda de até R$ 2.640 já podem contratar financiamentos do Minha Casa, Minha Vida usando depósitos futuros que o empregador fizer no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Nesta segunda-feira (8), a Caixa Econômica Federal começa a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

No momento da contratação do crédito habitacional, o titular da conta vinculada do FGTS deverá autorizar a caução dos depósitos futuros pelo empregador por até 120 meses. Segundo a Caixa, a autorização poderá ser feita diretamente pelo aplicativo FGTS.

Em tese, a instituição financeira teria até 90 dias após definir as normas operacionais para começar a comercializar o FGTS Futuro, mas o prazo foi antecipado. Em 26 de março, o Conselho Curador do FGTS regulamentar o FGTS Futuro para a compra da casa própria.

Durante a contratação, o banco informará ao trabalhador o valor da prestação e a capacidade de pagamento com ou sem os depósitos futuros. Caberá ao mutuário escolher a modalidade de crédito. Caso opte pelo FGTS Futuro, os depósitos que vierem a ser feitos pelo empregador serão bloqueados na conta vinculada até a quitação total do saldo devedor.

Caso seja demitido, o trabalhador não poderá sacar o saldo da conta atrelado ao financiamento do imóvel. Todo o excedente disponível na conta de FGTS será usado para reduzir a dívida, com exceção do recolhimento da multa rescisória de 40% no caso de demissão, que é exclusiva do trabalhador.

A opção pelo FGTS Futuro só pode ser feita no momento da contratação da linha de crédito. Caso o cliente não opte nesse momento, posteriormente poderá fazer uso dos recursos depositados em sua conta vinculada do FGTS, conforme demais modalidades previstas em lei. A Caixa esclarece que o uso ou não desse recurso será decidido exclusivamente pelo trabalhador e valerá apenas para os novos contratos de financiamento.

LEIA TAMBÉM  Quatro em cada dez brasileiros nunca ouviram falar em economia circular, aponta pesquisa

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Projeto oferece oficina de cinema documental para jovens indígenas na Terra Indígena Kondá, em Chapecó

A partir da próxima segunda-feira (13), adolescentes e jovens da etnia Kaingang terão a...

Guarda Municipal realiza Operação Sentinela na região Oeste de Chapecó com abordagens e fiscalização

Ação ocorreu na noite de quinta (9) até a madrugada de sexta (10); 15...

Vacina contra VSR reduz hospitalizações de idosos em 75,6%, aponta estudo com 2,5 milhões de pessoas

Pesquisa mostra ainda que vacinados que precisaram ser internados tiveram 63,1% menos problemas cardiovasculares...

Polícia Civil localiza corpo de adolescente sequestrada em Maravilha; dois são presos por ocultação de cadáver

Jovem de 17 anos foi retirada de casa por dois homens armados no sábado...