quinta-feira, 27 novembro, 2025

Animais taxidermizados têm vida útil de até 400 anos

Compartilhe essa notícia:

Bióloga da Unochapecó explica sobre técnicas utilizadas e cuidados

Animais taxidermizados podem durar até 400 anos

Você já deve ter visto animais que parecem estar vivos, mas estão expostos de forma artística. A técnica utilizada para esse efeito se chama taxidermia. 

Popularmente conhecidos como “animais empalhados”, a técnica de preservar a pele e montar animais muito similares à realidade é antiga. Os primeiros registros são datados de séculos antes de Cristo, no Egito Antigo.

No museu de Ciências Naturais da Unochapecó, o espaço abriga mais de 200 animais taxidermizados. Eles são frequentemente utilizados em visitas e oficinas promovendo a educação ambiental na educação básica e comunidade em geral.

A bióloga da universidade, Tânia Lúcia Muneron recebeu a reportagem da Folha Desbravadora, para explicar o processo realizado no museu para preparação e preservação desses animais.

Tânia explicou que um animal, após passar pelo processo de taxidermia, tem durabilidade de até 400 anos em condições propicias com controle de temperatura e luz.

“Nós recebemos o animal aqui em nosso museu, fazemos o processo de taxidermia, que consiste em retirar músculos e ossos, tratar a pele e montar um novo corpo com gesso. A pele dos mamíferos, deve ficar em substância específica para fixar os pelos”.

A bióloga explica ainda que esse é um trabalho que deve ser realizado em equipe, pois requer muito empenho e dedicação para finalizar o animal mantendo as formas reais de cada espécie.

“Os animais que recebemos aqui na Uno, geralmente são provenientes de acidentes nas estradas. Alguns chegam bastante machucados e precisamos reconstituir a pele para ficar o mais próximo da perfeição para apresentar ao público”, detalha.

Tânia ainda destacou que a preservação realizada pelo museu de Ciências Naturais da universidade retrata a fauna regional.

LEIA TAMBÉM  Chapecó disputa a Etapa Estadual da OLESC com mais de 200 atletas

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Projeto “Um Novo Dia” auxiliará dependentes químicos

Na próxima quinta-feira, dia 27 de novembro, às 10h30, na sede da Associação das...

EUA retiram tarifas sobre café brasileiro e reforçam competitividade do produto

A retirada das tarifas sobre o café brasileiro pelos EUA passou a valer para...

Homem é preso por arrombamento em obra de Chapecó

Um homem de 38 anos, com extenso histórico criminal, foi preso em flagrante na...

Novo herbicida lançado em Chapecó ataca plantas daninhas

As plantas daninhas em pastagens representam um dos fatores mais significativos de perdas para...