terça-feira, 16 setembro, 2025

Ebm Herbert de Souza incentiva estudantes na área de comunicação

Compartilhe essa notícia:

Projeto colabora para que alunos interpretem notícias com foco nos fenômenos sociais e culturais

A Escola Básica Municipal Herbert de Souza desenvolve o projeto “Herbert News”, com os estudantes de 6º e 7º ano, desde o ano de 2023. A iniciativa foi proposta pelas professoras Aracéli Nichelle e Eliane Taffarel, com o objetivo de ajudá-los a interpretar as notícias veiculadas nas diferentes mídias atuais.

Neste ano de 2024, o projeto será reestruturado e a professora Aracéli contará com a colaboração da colega Eliane Lauxen para a continuidade do mesmo. 

“Nós trabalhamos com base nas habilidades da Base Nacional Comum Curricular para que os alunos interpretem as notícias com foco nos fenômenos sociais, culturais e de linguagem que estão presentes nelas; além disso, os estimulamos para que eles utilizem as tecnologias de forma crítica, sempre refletindo sobre a ética necessária no momento de acessar e divulgar informações”, explicou Aracéli.

Giulia Machado de Almeida, aluna do 7º ano, comentou sobre sua participação na atividade. “Fazer parte do projeto é muito importante para mim, pois me ajuda a desenvolver habilidades de comunicação, utilizar diferentes ferramentas tecnológicas e também contribui para desenvolver o trabalho em equipe, porque nos reunimos e tomamos as decisões em grupo sobre todos os processos do jornal. O que eu mais gosto de fazer é entrevistar as pessoas, fico muito empolgada”, disse.

Em 2023, os estudantes que participaram do projeto, visitaram uma emissora de televisão local e conheceram todo processo realizado nos bastidores, ou seja, antes que as notícias fossem transmitidas na programação do jornal ao vivo, online ou  impresso. Essa visita técnica contribuiu para o aperfeiçoamento da forma de produzir os conteúdo. 

Astrit Tozzo, Secretária de Educação, comentou sobre a importância de desenvolver as habilidades necessárias para a vida cotidiana. “Em nossa sociedade atual, lidamos com a tecnologia diariamente e precisamos de cidadãos capacitados e éticos na utilização delas, com compromisso social de levar informações de qualidade e combater as fake news. A iniciativa das professoras demonstra o compromisso da Educação Pública Municipal com a formação de estudantes críticos, preocupados com a qualidade do que é divulgado e que sabem a importância do trabalho em equipe”, afirmou.

LEIA TAMBÉM  UFFS recebe recursos públicos da deputada Luciane Carminatti

 As plataformas e conteúdos podem ser acessados no seguinte link: https://linktr.ee/herbertnews?utm_source=linktree_profile_share&ltsid=3c5cea50-10c2-4263-968a-0ffca0389985.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Polícia Federal fecha mais de 1,1 mil empresas clandestinas de segurança privada no Brasil

Em apenas sete anos, a Polícia Federal (PF) determinou o fechamento de 1.176 empresas...

Ruas serão isoladas para jogo da Chapecoense em Chapecó

A Secretaria de Segurança Pública de Chapecó informa que haverá isolamento total de ruas...

Queda de veículo em ribanceira deixa quatro vítimas em Chapecó

Na manhã de sábado (13), por volta das 8h46, o 6º Batalhão de Bombeiros...

Inflação tem queda em agosto puxada por alimentos e combustíveis

O Brasil registrou inflação negativa de 0,11% em agosto, de acordo com o Índice...