segunda-feira, 30 junho, 2025

Falsos missionários tem pena mantida pelo TJSC

Compartilhe essa notícia:

Os dois homens que se diziam missionários, eram bons de lábia, vendiam imagens religiosas e prometiam, em troca, a cura espiritual de doenças. Durante quatro anos, de 2014 a 2018, atuaram em uma cidade do oeste de Santa Catarina, onde aplicaram o mesmo golpe, na mesma pessoa, ao menos 12 vezes. Ao todo, a vítima entregou aos vigaristas R$ 24.340.

A vítima do golpe é um homem idoso, separado, bastante religioso, que mora sozinho e sofre de uma doença física. Movido pela esperança da cura, ele acreditou na conversa dos criminosos. Em algumas ocasiões, a dupla alegava que, se o idoso não fornecesse dinheiro, os juros seriam altos e na próxima visita seria cobrado o dobro. Os valores eram sempre superiores a R$ 1 mil.

Em 1º grau, pelo crime de estelionato (art. 171 do Código Penal), um dos acusados foi condenado a três anos e seis meses de reclusão, em regime fechado. O outro recebeu pena de três anos e um mês de reclusão, também em regime fechado.

Eles recorreram ao TJSC sob diversos argumentos, entre eles o de que não há provas de materialidade e autoria. No entanto, nenhum dos pontos convenceu o desembargador relator da apelação.

“Restou sobejamente demonstrada a prática do delito pelos recorrentes, de forma consciente e voluntária”, anotou em seu voto.

O desembargador prosseguiu: “A materialidade do delito está demonstrada pelas provas reunidas no inquérito policial, especialmente no boletim de ocorrência, termos de declarações da vítima, cártulas de cheque que foram emitidas em favor dos réus e demais provas coligidas durante a fase policial e judicial. A autoria também é estreme de dúvidas”, afirmou.

Seu entendimento foi seguido de forma unânime pelos demais integrantes da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina

LEIA TAMBÉM  Homem é preso em Guatambu suspeito de estuprar e engravidar menina de 10 anos

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Motociclista morre após colisão com ônibus escolar em Chapecó

Um grave acidente de trânsito resultou na morte de um motociclista na tarde desta...

Senado segue Câmara e também derruba decreto do IOF

Cerca de duas horas após ter sido derrubado em votação na Câmara dos Deputados,...

Dois homens são presos por tráfico de drogas no bairro Bom Pastor

Dois homens, de 30 e 34 anos, foram presos por tráfico de drogas e...

Trio é preso em Chapecó após furto em trailer de lanches e tentativa de roubo de fios elétricos

Na madrugada desta quarta-feira (25), a Polícia Militar prendeu três homens por envolvimento em...
error: Este conteúdo é protegido !!