sexta-feira, 12 dezembro, 2025

SC voltará a ter temporais a partir da noite desta quarta

Compartilhe essa notícia:

A partir da tarde desta quarta-feira, 8, Santa Catarina terá chuva novamente. Os temporais retornam de forma esparsa na quarta, mas ocorrem principalmente no decorrer da quinta-feira, 9. Isso se dá por conta da passagem de uma frente fria pelo mar combinada a sistemas de baixa pressão e ainda ao fluxo de calor e umidade da região amazônica, voltam a favorecer a formação de áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva e temporais em todas as regiões.

De uma forma geral, para o período entre quarta-feira, 8 e domingo, 12, são esperados temporais isolados entre as tardes e noites, com exceção da quinta-feira, 9, quando essa condição se estende por todo dia, a começar pelo Grande Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul já pela madrugada.

Com os temporais são esperados raios, chuva intensa, rajadas de vento e eventual queda de granizo. De forma pontual, os volumes de chuva podem ser elevados especialmente no Vale do Itajaí e Planalto Norte, entretanto, até o momento não há indicativos de chuva ampla e/ou abrangente no estado. Isso só deve ocorrer a partir da segunda-feira, 13, com a formação e passagem de uma nova frente fria que mantém o tempo nublado e com chuva recorrente.

Riscos associados

Mesmo com a previsão de chuva e temporais frequentes, as temperaturas seguem elevadas no estado assim como se mantém a sensação de ar abafado, sobretudo no interior catarinense. Considerando que o solo vai se manter encharcado e os rios com níveis elevados, o risco que já está aumentado para deslizamentos e inundações, tende a aumentar ainda mais ao mesmo tempo em que retornam os riscos para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, vendavais e granizo.

LEIA TAMBÉM  Temporal em Santa Catarina: alerta para chuva forte e mudanças no fim de semana

É importante ressaltar que as previsões do tempo podem sofrer alterações, assim como a situação hidrológica, que devem ser acompanhadas diariamente. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas em Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Alesc aprova projeto que proíbe cotas raciais em universidades estaduais de SC

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou um projeto de lei que proíbe...

Brasil cai no Grupo C da Copa de 2026 com Marrocos, Haiti e Escócia

A seleção brasileira conheceu seus adversários na fase de grupos da Copa do Mundo...

Chapecoense de Futsal encerra temporada histórica com 3º lugar no Brasileiro

A Associação Chapecoense de Futsal fechou uma temporada histórica em 2025. Após 16 anos,...

Importunação sexual vira tentativa de homicídio no Oeste

Uma tentativa de homicídio com uma foice chocou a cidade de Coronel Freitas na...