domingo, 14 julho, 2024

Especialista comenta o fim da revisão da vida toda

Compartilhe essa notícia:

“O segurado deve procurar um advogado ou uma advogada de sua preferência e confiança para que que seja feita uma análise do seu caso”

“Eu já suspeitava que isso fosse acontecer quando pautaram as ADIs 2110 e 2111”, disse Washington Barbosa, especialista em Direito Previdenciário, mestre em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas, e CEO da WB Cursos.

“As ações tratavam, entre outras coisas, da regra de transição prevista na Lei 9.876/1999, que reformou a previdência e criou uma regra de transição”.

Ao considerarem constitucionais as regras previdenciárias de 1999, Barbosa afirma que “a maioria dos ministros concluiu que a regra de transição é obrigatória e não pode ser uma opção para os aposentados, independentemente do cálculo que ofereça benefícios mais favoráveis”, o que, segundo ele, “deixa claro que a revisão da vida toda fica afastada”.

O especialista em Direito Previdenciário lamenta essa decisão porque “estamos falando de um processo antiquíssimo em que houve várias decisões favoráveis aos segurados e agora isso tudo cai por terra”. 

Para Barbosa, com essa alternância de jurisprudência – hoje tem direito, amanhã não tem -, “nenhuma estrutura jurídica e econômica se sustenta”. Ele entende ser uma ótima oportunidade para a discussão da comunidade acadêmica, jurídica e política. “Não há condição de se viver com essa insegurança jurídica”.

Com a decisão de ontem, o segurado deve procurar um advogado ou uma advogada de sua preferência e confiança para que que seja feita uma análise do seu caso, indica Barbosa, “principalmente se ele tiver, em algum momento, ajuizado uma ação e qual a situação específica dela, se transitou em julgado ou não”.

“Agora, vamos esperar a decisão final, mas as cenas dos próximos capítulos já estão dadas e, muito provavelmente, o que vai ocorrer é a tese da revisão da vida toda ser totalmente afastada”, conclui Barbosa.

Fonte: Washington Barbosa, especialista em Direito Previdenciário, mestre em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas, e CEO da WB Cursos.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Obesidade infantil: um desafio crescente na sociedade moderna

A obesidade infantil é um tema preocupante que tem ganhado cada vez mais destaque...

Sessão solene marca os 15 anos de UFFS

Na noite de sexta-feira (12), uma sessão solene presidida pela deputada estadual e líder...

Governador em exercício destina recursos para atletismo em Chapecó

Na tarde desta sexta-feira (12) o governador de Santa Catarina em exercício, Mauro de...

Super Casa começa nesta sexta, no Parque da Efapi

Mais de 70 expositores de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul estão...
error: Este conteúdo é protegido !!