sexta-feira, 22 novembro, 2024

Comunidade pede manutenção de nono ano em escolas da Efapi

Compartilhe essa notícia:

Um grupo de moradores da Grande Efapi, lideranças políticas e comunitárias realizou manifestação hoje, ao final da tarde, na esquina da Avenida Atílio Fontana com a Rua Anjo da Guarda.

A motivação foi o anúncio feito esta semana pela Prefeitura de Chapecó de que escolas municipais da Grande Efapi poderão não oferecer o nono ano em 2024.

Segundo dados da organização, cerca de 600 estudantes que hoje estão no oitavo ano nas seis escolas da Grande Efapi estariam nesta situação.

Tais é Renato Filipin, com as filhas Valentina e Emanuela

O casal Tais e Renato Filipin mora no loteamento Califórnia e se diz preocupado com a situação.

“Esta situação nos deixa apreensivos porque não sabemos ao certo se nossas filhas terão vaga em escola perto de casa. Isso compromete o aprendizado e dificulta a rotina da família”, disse Taís.

Opinião semelhante é de outra mãe que tem dois filhos em idade escolar.

A vereadora Deise Shilke disse que o tema é antigo e que a oferta de vagas não acompanha o crescimento populacional.

O assunto deverá ser pauta da sessão da Câmara de Vereadores na próxima segunda, 20. Também na próxima segunda estão marcadas reuniões nas escolas Jardim do Lago , às 18h e na Escola Diogo Alves, às 19h.

A Prefeitura de Chapecó divulgou nota na quinta-feira, falando sobre o assunto:

NOTA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
Matrícula para alunos do 9º ano
Chapecó, 16 de novembro, quinta-feira:
Buscando atender a demanda de aproximadamente 600 crianças da
educação infantil e do anos iniciais do ensino fundamental em 2024 e discutido em
uma audiência pública realizada em junho deste ano, a Administração Municipal, por
meio da Secretaria de Educação em conjunto com o Governo do Estado de Santa Catarina, estabeleceu um plano estratégico em parceria com escolas estaduais e a UNOCHAPECÓ. O objetivo é utilizar as instalações da Universidade para concentrar as turmas do 9º ano do ensino fundamental.
O plano estratégico busca resolver uma demanda imediata diante do processo de imigração, migração e aumento populacional na região da Efapi, enquanto novos prédios municipais são construídos nos próximos três a quatro anos. A iniciativa destaca o comprometimento conjunto das redes municipal e estadual em garantir acesso à educação de qualidade para todas as crianças do Bairro Efapi. Neste sentido, as famílias não terão nenhum custo para que seus filhos
estudem na Universidade UNOCHAPECÓ; o governo estadual assumirá todos os
alunos do 9º ano da Rede Municipal e irá arcar com todos os custos, uma vez que esses alunos irão para o ensino médio em 2025.
Em reunião realizada no dia 14 de novembro, também foi debatida a possibilidade de ampliação da EEB Tancredo de Almeida Neves
”.

LEIA TAMBÉM  Av Attilio Fontana passará por revitalização até terça

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

error: Este conteúdo é protegido !!