O elenco da Chapecoense Futsal passa por amplo processo de reformulação. Porém, alguns jogadores que vestiram a camisa verde-branca no último ano foram mantidos: do grupo adulto, os alas Juninho, Pica-Pau e Raul. Atletas das categorias de base também serão aproveitados.
Douglas Barp, o Pica-Pau, é o mais rodado entre os remanescentes. O jogador de 35 anos nasceu em Chapecó e construiu currículo de sucesso nas quadras. Ele defendeu a Malwee/Jaraguá no início da carreira e, lá, conquistou a Liga Nacional, a Superliga, a Taça Brasil e o Campeonato Catarinense, todos em 2008, e a Copa Libertadores, em 2009.
O chapecoense também atuou no exterior. Pica-Pau jogou no Catar, onde foi tricampeão da liga local, no Irã, na Itália e na República Tcheca. No Brasil, o ala ainda competiu pelas equipes de Joinville, Blumenau, Criciúma e ALAF-RS. Ele está recuperado de lesão no joelho que o tirou de boa parte da temporada de 2023.
O técnico Leonardo Schroeder vai contar com a experiência de mais dois importantes jogadores que estiveram na Chapecoense Futsal em 2023. Flávio Júnior Bressan, o Juninho, nasceu em Xaxim e ajudou a equipe de sua cidade natal, a Xaxiense, a vencer a Primeira Divisão Estadual em 2011. O atleta de 30 anos também passou por AD Xanxerê, Guarany, Independente e AAPF/Palmitos.
Raul Bergamo Müller Ramos também tem sangue “oestino”. O ala de 30 anos nasceu em Catanduvas e na maior parte do tempo defendeu equipes da região. Raul passou por Nova Itaberaba e Xanxerê até chegar à Chapecoense Futsal. Ele defendeu ainda camisa da Malwee/Jaraguá no início da carreira.
Base
O Verdão das Quadras confirmou a presença de pelo menos cinco atletas das categorias de base em 2024. São eles: os goleiros Dudu (18 anos) e Bolinha (17), o fixo Freyer (17) e os alas Nando (18) e Ximba (17). A Chape Futsal irá anunciar novas contratações nos próximos dias para completar o grupo.
Preparação
A pré-temporada começará em um mês. Os primeiros treinos deste ano estão marcados para o dia 5 de fevereiro. Em 2024, o time adulto da Chapecoense Futsal irá disputar a Primeira Divisão do Catarinense, a Copa Santa Catarina e a fase estadual dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc).