A Rede Municipal de Ensino de Chapecó está em fase final de preparação para o início do ano letivo de 2026. Serviços de limpeza, manutenção e organização estão sendo realizados em todas as 89 instituições para receber estudantes e professores.
A secretária de Educação, Astrit Tozzo, reforçou o compromisso da administração em oferecer espaços seguros e acolhedores. “Estamos trabalhando para que todas as escolas estejam preparadas”, afirmou.
O que está sendo feito nas escolas
Desde o início de janeiro, equipes realizam ações de pintura, corte de grama, limpeza geral e pequenos reparos. O objetivo é reorganizar os ambientes educativos após o recesso, garantindo sua plena funcionalidade e segurança.
Os gestores escolares já retornaram às unidades no dia 22 de janeiro para coordenar os trabalhos. A rede conta com 43 CEIMs, 44 Escolas Básicas e 2 Centros Tecnológicos.
Novidades e expansão da rede em 2026
Entre as novidades para este ano letivo em Chapecó está a implantação de três novas escolas cívicas de inovação e tecnologia. A prefeitura também promete a entrega de novas estruturas para atender a comunidade escolar.
Os investimentos fazem parte de um trabalho contínuo para o fortalecimento da educação pública no município, conforme destacou a secretária.
Calendário de retorno: professores e estudantes
O calendário de volta às aulas na rede municipal segue as seguintes datas:
- 12 de fevereiro: Retorno dos professores para atividades de formação.
- 19 de fevereiro: Início das aulas para o Ensino Fundamental.
- 19 de fevereiro: Anamnese com pais da Educação Infantil.
- 20 de fevereiro: Acolhimento das crianças da Educação Infantil.
- 23 de fevereiro: Início das aulas da Educação Infantil (com semana de adaptação).
Foco no acolhimento e adaptação
A secretaria demonstra especial atenção ao período de adaptação, principalmente para as crianças menores. A semana de adaptação na Educação Infantil, que começa no dia 23, é um momento crucial para a ambientação dos novos alunos.
Com a estrutura preparada e o calendário definido, a expectativa é de um ano letivo produtivo e organizado para toda a comunidade escolar de Chapecó.







