Chapecó amanheceu nesta segunda-feira (11) com nevoeiro e temperaturas na casa dos 6 °C. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para geada válido até as 9h, com risco leve de perda de plantações e mínimas previstas de até 3 °C em algumas áreas.
De acordo com a previsão, este deve ser o último dia de frio intenso na região nesta primeira quinzena de agosto. A partir de terça-feira (12), as mínimas sobem para a casa dos 8 °C a 13 °C, e as máximas ficam entre 19 °C e 23 °C ao longo da semana.
Previsão detalhada para a semana em Chapecó
- Segunda-feira (11/08): manhã com nevoeiro e risco de geada até 9h. Temperatura mínima de 6 °C e máxima de 18 °C.
- Terça-feira (12/08): sol entre nuvens, mínima de 9 °C e máxima de 21 °C.
- Quarta-feira (13/08): céu parcialmente nublado, mínima de 8 °C e máxima de 21 °C.
- Quinta-feira (14/08): predomínio de nuvens, mínima de 8 °C e máxima de 19 °C.
- Sexta-feira (15/08): sol predominante, mínima de 10 °C e máxima de 22 °C.
- Sábado (16/08): tempo firme, mínima de 13 °C e máxima de 22 °C.
- Domingo (17/08): sol com variação de nuvens, mínima de 12 °C e máxima de 23 °C.
O que esperar para os próximos meses
Segundo boletins da Defesa Civil de Santa Catarina e da Epagri/Ciram, o clima nos próximos meses deve ser marcado por episódios pontuais de frio intenso, intercalados com dias mais amenos e veranicos.
Meteorologistas reforçam que, mesmo com a elevação das temperaturas nesta semana, a região Oeste deve voltar a registrar geadas e quedas acentuadas de temperatura em novas frentes frias até o fim do inverno.
- Inverno (junho a setembro): maior frequência de massas de ar polar, com geadas generalizadas e pelo menos três episódios de neve previstos entre julho e agosto, especialmente no Planalto Sul. O frio intenso, no entanto, não deve ser prolongado, ocorrendo de forma intermitente.
- A neutralidade climática no Pacífico (sem El Niño ou La Niña) favorece uma alternância entre períodos frios e mais quentes.