sábado, 10 janeiro, 2026

Redes sociais são a principal fonte de pesquisa para turistas brasileiros

Compartilhe essa notícia:

As redes sociais se tornaram a principal referência para turistas brasileiros que buscam informações sobre viagens dentro do país. Segundo pesquisa do Ministério do Turismo, 49% dos viajantes utilizam plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e TikTok para planejar seus destinos.

Fontes tradicionais em segundo plano

Depois das redes sociais, o boca a boca — por meio de dicas de amigos e familiares — aparece como a segunda forma mais utilizada de pesquisa. Já os sites e blogs especializados e as agências de viagens tiveram menor relevância, ficando à frente apenas de programas de TV, livros e guias turísticos impressos.

O papel dos influenciadores digitais

Entre os nomes de destaque está a psicóloga Luísa Galiza, referência em ecoturismo e turismo de aventura. Ela comanda o canal Leve na Viagem, que alcança mais de 3 milhões de pessoas por mês e reúne mais de 400 mil seguidores nas redes sociais.

“As pessoas passam muitas horas por dia nas redes, principalmente no Instagram. Quem acompanha canais de viagem busca, de fato, incluir os destinos no seu bucket list. Sem dúvida, é um meio consolidado de pesquisa”, afirmou Luísa.

Credibilidade e inspiração

Para a influenciadora, a credibilidade conquistada por quem compartilha experiências reais é um dos fatores que fortalecem o papel das redes sociais. “Não é só sobre uma foto bonita. É sobre o que aquele lugar oferece, que tipo de experiência a pessoa vai viver”, explicou.

Ela relatou casos de seguidores que mudaram hábitos a partir de suas postagens. Entre eles, pessoas que começaram a praticar mergulho, trilhas e trekking após acompanharem suas expedições e relatos pessoais.

Perfil dos viajantes digitais

O levantamento aponta que os maiores usuários das redes sociais para pesquisa de viagens são jovens de 16 a 24 anos, principalmente mulheres com ensino superior.

LEIA TAMBÉM  Brasil realiza primeiro lançamento comercial de foguete a partir de Alcântara

Destinos preferidos

Entre os lugares mais procurados pelos turistas estão Fernando de Noronha e Porto de Galinhas, em Pernambuco, além dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão.

A pesquisa ouviu mais de 2,5 mil pessoas em agosto deste ano.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

CASAN inicia obras de modernização da rede de água no Centro de Chapecó, em Santa Catarina

A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) inicia na próxima segunda-feira (12) as...

Hoje é dia de estreia para a Chapecoense

A Chapecoense estreia hoje na temporada 2026. O Verdão recebe o Brusque em partida...

CBFS divulga calendário nacional de competições para 2026

A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) divulgou o calendário oficial das competições nacionais para...

Veja as profissões que mais crescerão em 2026 no Brasil

A transformação acelerada do mercado de trabalho já impacta diretamente as carreiras mais promissoras...