Evento tem a expectativa de reunir mais de 20 mil visitantes que poderão acompanhar novidades no setor de tecnologia, inovação e conhecimento
Uma celebração de história, conexões, soluções e negócios. Assim é Feira Desbravalley que, iniciou nesta quarta-feira (30), no Parque de Exposições Dr. Valmor Ernesto Lunardi, na Efapi. Autoridades, estudantes, empresários e entusiastas da inovação acompanharam a trilha do desenvolvimento e crescimento do movimento Desbravalley.
Uma união que oportunizou uma comunidade que respira tecnologia e inovação, com um dos pilares no conhecimento e na educação, e de como todos esses fatores podem transformar e melhorar a vida das pessoas, empresas e sociedade.
Nesta primeira edição, o embaixador da feira é o empresário Nelson Akimoto. Sua história e trajetória estão unidas no surgimento do movimento. Ele reforça que esse momento surgiu da união de pessoas, empresas, instituições de ensino, poder público e voluntários que juntos construíram essa história. “Nesse palco vai sair muita coisa nova. As oportunidades são geradas quando as pessoas têm oportunidades. Estou muito feliz em ver nascer uma feira tão grande. O propósito dela já culminou, antes do início, pois mostrou como o ecossistema é unido”, enfatiza Akimoto.
Inovação
O presidente da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), Márcio Muxfeldt, enaltece esse momento vivido e com a força de todos. “Inovação que é feita aqui, é construída por universidades, empresas e entidades que acreditaram nesta primeira feira. Aqui, todos vocês são Desbravalley, onde transmitem educação e inovação”, destaca. O evento que reúne 150 expositores, entre empresas privadas, instituições públicas, startup, instituições de ensino, apresentarão o que há de melhor no setor na Região do Grande Oeste. A entrada e o estacionamento são gratuitos, sendo que a expectativa é receber 20 mil visitantes.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, enaltece a alegria da prefeitura e estar junto na feira. “O mundo tecnológico está em Chapecó há muito tempo, mas a grande maioria da população não tinha o conhecimento do tamanho do setor. Nos últimos meses, o ISS desse setor aumentou 103% a receita do município”. O prefeito destacou que o município investe em tecnologia e adota inovação na educação. “Investir na primeira infância é investir no futuro, por isso, a Geração Desbravalley – Mentes Digitais está sendo realizada em Chapecó nas escolas municipais, em um primeiro momento”, enaltece Rodrigues.
Apoio e parcerias
O gerente de Desenvolvimento Regional da Sicredi Região da Produção, Claucus Valdameri, que falou em nome dos patrocinadores, destaca todo o esforço para chegar à feira. “Temos aqui algo muito diferente, que são as pessoas que conduzem as entidades que fazem a coisa acontecer. Um ecossistema que todos ganham, ostenta é cooperativismo”, afirma.
O presidente do Conselho de Administração do Pollen Parque Científico e Tecnológico, Cláudio Jacoski, falou em nome das entidades organizadoras, e lembrou da trajetória deste grupo. “A Desbravalley vem mostrar essa evolução da inovação. Acreditamos que muitas empresas saíram dessa feira”, diz.
O gerente regional do Sebrae, Udo Trennepoll afirma que a feira é uma oportunidade de crescimento. “O Sebrae está conectado com o movimento tecnológico e apoia a inovação em todas as esferas, como oportunidade de crescimento”, destaca.
Daiane Messler, da MEB conveniada à Fundação Getúlio Vargas (FGV) , usou sua fala em nome das instituições de ensino. “O Desbrave Conhecimento une educação, inovação e a colaboração entre as instituições, pois cada uma delas trás uma abordagem única e valiosa que juntas formam um ecossistema rico e diversificado”, frisa.
Já o vice-presidente de ecossistema da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), Túlio Duarte Christofoletti, se emocionou ao dizer do alto nível da feira. “O que a Desbravalley está mostrando aqui é de primeiro mundo. É uma feira de negócios”, contextualiza Christofoletti enfatizando o espirito de união.
Já o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Wagner Pinto relata como é impressionante esse movimento no Oeste. “Muito impressionante como Santa Catarina tem a vontade de crescer. Amanhã (hoje), o governador irá estar aqui para assinar um Convênio com a Udesc”, destaca.
Programação
A Feira Desbravalley, voltada à inovação, tecnologia, educação e negócios, ocorre até o domingo (3), das 9h às 21h, e conta com uma programação é intensa, onde tudo acontece em sincronia. Como novidade, o espaço Desbrave Negócios trás em evidência a oportunidade networking, negócios e parcerias que inicia as atividades nesta quinta-feira (31). Também, no Palco Principal ocorrerão palestras, workshops e mesa-redonda, entre 20 minutos a 1hora de duração, com profissionais de áreas como desenvolvimento, design, marketing, cocriação, inovação, ESG, Smart Cities, estudos de futuro e Inteligência Artificial aplicada aos negócios.
Paralelo, acontece no espaço destinado às instituições de ensino superior, oficinas para aprimorar habilidades e novos conhecimentos. As instituições que estarão expondo e participando desses momentos são: MEB conveniada à Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fiesc/Sesi/Senai, Unochapecó, Instituto Federal Santa Catarina (IFSC), Udesc, Unoesc, Senac e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
Conhecimento
Na sexta-feira (1º), ocorrerá a visitação de alunos da escola pública e privada de toda a região, além do Torneio de Robótica do Grande Oeste (TRGO). Também iniciam as atividades do Startup Weekend (SW) Transporte e Logística, uma imersão de 54 horas para tirar uma ideia do papel e transformá-la em uma startup que pretende solucionar os problemas de um dos setores mais importante da economia, o de transporte.
No sábado (2), ocorrerá as Batalhas de Robôs e a Maratona de Programação. Ao longo de todos os dias do evento, atrações musicais também farão parte da feira. Aliás, outra novidade é a que o nome da feira “Desbravalley” estará exposta também em energéticos, chopp e suco que serão comercializados no evento.
Feira
O evento é uma realização da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), do Pollen Parque Científico e Tecnológico e da Prefeitura de Chapecó. Os patrocinadores do evento são: Sicredi, IXC Soft, ACB Bebidas, Amo Delivery, BRSIS, Ceraçá, Grupo Coonecta, Optidata, Sitran e BRDE. Como apoio estratégico estão a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e Sebrae. Os demais apoiadores são Chaminé, Chstands, MakRoma Produções e Eventos, Company Produções e Eventos e MRG.