domingo, 8 dezembro, 2024

Milei enfrenta primeira paralisação geral na Argentina nesta quarta-feira; Gol e Latam cancelaram voos

Compartilhe essa notícia:

Ato foi convocado pela maior central sindical do país e tem adesão de funcionários de bancos, comércio, setor bancário e caminhoneiros. Os sindicalistas são contra os planos econômicos do governo. Governo diz que população é contra paralisação

O novo presidente da Argentina, Javier Milei, enfrenta nesta quarta-feira (24) a primeira paralisação geral desde que assumiu o governo, em dezembro.

Com o lema “o país não está à venda”, a paralisação geral foi convocada pela Confederação Geral do Trabalho (CGT), a maior central sindical do país, a partir do meio-dia (mesmo horário em Brasília), por um período de 12 horas. A Confederação de Trabalhadores Argentinos (CTA), segunda maior central sindical, também aderiu, assim como setores do peronismo.

Trabalhadores do transporte aéreo anunciaram adesão ao movimento, o que causou o cancelamento de voos programados, entre eles 33 voos da Gol e da Latam, o que causa impacto a turistas brasileiros e argentinos. Bancos não funcionarão. Ônibus, trens e metrô devem operar até as 19h, e então parar até a meia-noite, para que as pessoas consigam chegar às manifestações programadas. Caminhoneiros também aderiram.

Contra as medidas econômicas

O objetivo é protestar contra o “decretaço”, uma Medida Provisória que faz diversas modificações na economia e nas leis trabalhistas e outros setores, e contra a chamada lei omnibus, projeto de lei prevê “superpoderes” para Milei e prevê a privatização de empresas estatais, entre outras questões. As duas precisam de aval do Congresso —a diferença é que o “decretaço”, por ser uma Medida Provisória, já está em vigor.

Ao menos uma das manifestações, a propósito, se concentrará em frente ao Congresso, de forma a pressionar os deputados e senadores a não aprovar as leis. Ao contrário do que planejava inicialmente, o governo Milei tem cedido em alguns pontos para aprovar a lei omnibus.

LEIA TAMBÉM  Kovaleski avalia mandato e projeta 2025

Fonte: G1

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Balcão de Empregos de Chapecó tem 684 vagas em 325 empresas

O Balcão Municipal de Empregos de Chapecó tem disponíveis nesta semana, 684 vagas disponíveis,...

Polícia apreende adolescente com drogas 

Uma guarnição da Polícia Militar, durante rondas pelo bairro Bom Pastor, no final da...

Folha Desbravador é finalista do Prêmio AdjoriSC de jornalismo

Dezembro é histórico para a Folha Desbravador. Foi neste mês, em 2003, que circulou...

Por meio do conhecimento, Unochapecó desenvolve soluções para a comunidade

Prática aliada à teoria é essencial para a produção de conhecimento e a transformação...
error: Este conteúdo é protegido !!