Doença de Newcastle (DNC) é uma enfermidade viral que afeta aves domésticas e silvestres
Numa força-tarefa com a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR), CIDASC e entidades como FAESC e OCESC, que reforçam o alerta e ressaltam a necessidade de medidas de biosseguridade em granjas avícolas, a Aurora Coop e Cooperalfa, também se manifestam em nome da saúde e segurança dos planteis avícolas catarinenses.
O gerente de avicultura da Aurora, Luiz Carlos Farias, e o gerente de assistência técnica da Alfa, Alex de Marco, falaram ao informativo de rádio desta semana. O gerente Farias chama atenção para um programa de biossegurança da Aurora Coop, que vem sendo implantado no sistema há anos por uma equipe interna de auditorias, que faz o monitoramento e controle do processo de entrada de animais, objetos e pessoas alheias ao sistema de produção nas granjas, para que o risco de contaminação seja mitigado e evitado problemas com doenças da lista A. “E em caso de haver doenças como a Newcastle e Gripe Aviária, descumprindo acordos internacionais, somos impedidos de exportar a carne de frango para esses países”, alertou Farias.
Sobre as medidas de biossegurança do programa Aurora Coop, Luiz Carlos Farias destaca a importância das medidas preventivas como a instalação de cerca para evitar a entrada de animais externos, a tela anti pássaros, barreira sanitária, composteira e cuidados com a preservação e higienização da água consumida pelos animais e a troca do calçado ou uso de botinhas plásticas na entrada do aviário. “Além desse trabalho da auditoria interna, os integrados também são treinados e recebem incentivo de pagamento (R$) para manter essas medidas de biossegurança”.
O gerente de assistência técnica da Cooperalfa, Alex De Marco, disse que a recomendação da Alfa segue a mesma linha da Aurora Coop, orientando a todo momento sobre a importância dos cuidados e as boas práticas nas granjas produtivas de aves e suínos. “As medidas de biosseguridade fazem parte da rotina dos nossos associados e agora mais ainda neste momento de detecção de Newcastle no RS”.
Enfermidade viral
A Doença de Newcastle (DNC) é uma enfermidade viral que afeta aves domésticas e silvestres, causando sinais clínicos respiratórios, frequentemente seguidos por manifestações nervosas, diarreia e edema da cabeça nestes animais, causando alta mortalidade em curtos espaços de tempo. De notificação obrigatória à Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA), ela é causada pela infecção por vírus pertencente ao grupo Paramixovírus aviário sorotipo 1 (APMV-1), virulento em aves de produção comercial.
O consumo da carne de aves e ovos, de estabelecimentos avícolas inspecionados pelo Serviço Veterinário Oficial, permanece seguro à população. Conforme ressaltou o gerente de avicultura da Aurora Coop, “a doença não é considerada uma zoonose, que transmite de animais para humanos, então é um vírus exclusivo de aves e não causa problema nenhum ao consumidor”.
Fonte: Cooperalfa